15 de outubro de 2014

- A mamã vai voltar ao trabalho! E o meu leitinho?

Quando estamos a amamentar e chega o momento de voltar ao trabalho, o que podemos fazer?

Com algum planeamento é possível combinar a amamentação e o trabalho. Com um bom extrator leite, é possível extrair leite eficazmente durante os intervalos no trabalho. Para extrair necessita apenas de uma cadeira confortável, uma mesa pequena, algo para beber e ter acesso a água corrente para lavar as mãos e o extrator. Existem vários extratores, mas se quiserem um sugestão, os mais utilizados por mães e a nível hospitalar são os da Medela. É boa ideia começar a extrair duas semanas antes do regresso ao trabalho, para constituir uma reserva de leite e habituar o bebé ao biberão. A extração do leite necessita de muito pouco tempo, é fácil e bem mais barata que as fórmulas infantis.

Se a extração não for possível a outra opção é recorrer às fórmulas infantis, o chamado suplemento. Mas a adaptação também é necessária, deve escolher uma fórmula adequada à idade do bebé e depois perceber como ele reage, pode ser necessário experimentar várias até encontrar a ideal. No entanto, sublinho que o leite materno (quando possível) é o ideal!

Outra solução é dar início à Diversificação Alimentar (DA). Como falei no post sobre a DA, os novos alimentos podem ser introduzidos a partir dos 4 meses, mas o ideal é esperar pelos 6 meses.

Esta decisão deve ser tomada em conjunto com o pediatra/médico família do bebé, encontrando a solução ideal, porque cada bebé é diferente, um ser muito especial!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário