Avançar para o conteúdo principal

Semi-frio de Chocolate #sem açúcar


Olá mamãs e papás!

Abril é um mês especial para nós, a Clarinha completa mais um ano de vida e eu estou de parabéns pela filha maravilhosa que tenho mas também por chegar aos 30 anos!

Vamos fazer uma festa especial, nada de frufrus a mais (o maridão não está muito disposto a isso!), mas vamos comemorar o nosso dia especial! Depois vou contando tudo sobre os preparativos aqui no blog.

Agora vamos à comidinha, para o dia das madrinhas experimentamos este semi-frio maravilhoso, sem açúcar, sem natas e perfeito para uma sobremesa sem culpa. Não tinha o forno ligado e também não me apetecia ligá-lo, ($$$$ :) ) por isso optámos por algo rápido e fresco!


Para a base usamos bolacha maria triturada e um pouco de leite para juntar, mas o ideal seria flocos de aveia triturados com tâmaras. Não tínhamos em casa os ingredientes para a segunda opção por isso recorremos ao básico.

Para o recheio usámos apenas leite de coco, chocolate de culinária e folhas de gelatina, não foi preciso usar nenhum adoçante, mas se não estiver ao vosso gosto podem sempre adicionar um pouco de mel ou outro adoçante à vossa escolha.

Semi-frio de Chocolate
(+18 meses)


Ingredientes para a base:
*1 pacote de bolachas maria *1/2 copo de leite magro
ou
*200g de flocos de aveia *8-10 tâmaras sem caroço

Ingredientes para o creme:
*1 lata de leite de coco *1 barra de chocolate de culinária 70% cacau *4 folhas de gelatina incolor

Preparação:
*Comece por preparar a base, na picadora pique a bolacha e adicione o leite ao poucos até ter um grão molhado mas não deixe ficar empapado. Ou pique a aveia com as tâmaras até ficar homogéneo.
*Numa forma, com papel vegetal, coloque a base e pressione até ficar compacto, reserve.
*Para o creme, coloque a gelatina em água fria.
*Numa caçarola, leve em lume médio, o leite de coco e o chocolate em pedaços, até derreter.
*Adicione a gelatina e mexa até dissolver.
*Verta por cima da base e leve ao frigorífico 2 horas ou congelador 30 minutos a 1 hora.

Que tal para um fim-de-semana pós Páscoa?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…

Vamos brincar à alimentação! #playtime

Olá mamãs e papás!
Esta semana como já vos tinha dito comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, e nesse âmbito a educadora da Clarinha pediu a minha colaboração junto das crianças e também dos pais!
Com os mais pequenos optei por duas atividades simples, com o objetivo de perceberam o certo e o errado e falar um pouco sobre o lanche.
O primeiro jogo é muito simples...
Vão precisar: *2 pratos de papel *molas de madeira *imagens de alimentos
Além da escola também podem trabalhar a alimentação saudável em casa com este jogo bem divertido ;)
O segundo foi uma simples lancheira imprimida em cartolina, na qual as crianças escolhem, recortam e colam o seu lanche saudável dentro de uma seleção de imagens que levei para a escola.
Depois veio a parte com os pais! Já tínhamos falado do lanche com os pequenos e com os graúdos achamos por bem falar sobre o jantar... um workshop rápido com várias dicas, mas que serviu princialmente para esclarecer dúvidas!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Bolo de mel e figos #fruta da época

Olá mamãs e papás!
Durante esta semana haverão muitas comemorações, workshops, dicas que irão ouvir e ver devido ao dia que se assinala, o dia mundial da alimentação! Não iria deixar em branco mas hoje deixo-vos apenas uma pequena dica...
Uma alimentação saudável é, também, comer alimentos da época e locais!
Os alimentos da época, mais especificamente, as frutas e vegetais são os mais ricos nutricionalmente, em vitaminas, minerais e antioxidantes. Escolher o que é nosso! Vamos comer o que a nossa terra nos dá... vamos voltar aos hábitos mediterrânicos!
Assim, hoje deixo-vos uma receita simples que podem usar com qualquer fruto da época! Este bolo lembra o bolo de ananás invertido. Quem nunca comeu, fez, ou um familiar trouxe para uma encontro de família?
Pois é... uma bolo delicioso com alguns ajustes que podem fazer com a fruta que têm em casa... eu inspirei-me no bolo de ananás invertido e nesta receita.
Vamos lá então! bolo de mel e figos invertido
(a partir dos 24 meses) ingrediente…