Avançar para o conteúdo principal

o bolo de aniversário para a escola #aclarinhafez4anos

Olá mamãs e papás!

Foi uma semana em grande cheia de festas e preparativos. E tal como nos casamentos, tanta preparação e passou tão rápido, mas aproveitamos e isso é o mais importante!!! A Clarinha estava super contente, mostrava a sua mãozinha com os 4 dedinhos sem sequer perguntarem... felicidade... tudo o que queremos ver nos olhos dos nossos pequenos, certo?

Para a escola, decidi fazer o bolo em casa, adoro por as mãos na massa e criar o melhor bolo possível. A Clarinha fez um único pedido, ser cor-de-rosa! Lá foi a mãe experimentar e na minha opinião estava lindo e divertido, mas acima de tudo saudável!!! Escolhemos o tema das bailarinas, os tutus rodopiam cá em casa nos últimos tempos...


Sem açúcar refinado, sem gorduras saturas e por acaso sem laticínios. Como sabem não retiro o leite da nossa alimentação mas para a cobertura optamos por uma solução vegetal...

O ano passado a fruta que escolhemos para o bolo foi o abacaxi, este ano escolhemos os morangos, adoramos, e nestas ultimas semanas têm estado sempre presentes na nossa despensa. Podem optar pelos biológicos mas os preços não são muito atrativos para o bolso, mas claro que cada um opta pelo que entende ser melhor. Cá em casa, opto pelo meio termo, escolho os nacionais e a preço acessível... no intermarché.


Vamos lá à receita do nosso bolo. As quantidades são perfeitas para três bolos, fazendo um bolo com três camadas. Usamos esta receita para a escola e para a festa cá em casa, mas com uma cobertura diferente (isso conto depois!).

Bolo de Morango
(a partir dos 12 meses)


ingredientes para o bolo
*200g de morangos *8 ovos *225g açúcar de coco *175g óleo de amendoim *350g farinha para bolos *1/2 c. chá sal fino *1/2 c. chá bicarbonato de sódio *1 c. chá fermento

preparação do bolo:
*Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e revestir as formas com papel vegetal.
*Separe os ovos e reserve as claras.
*Acrescente o açúcar às gemas e bata até obter uma massa clara.
*Entretanto liquidifique os morangos lavados e junte dos os ingredientes secos (farinha, sal, bicarbonato e fermento, não os misture para não iniciar a reação).
*À massa agora mais clara acrescente o óleo e os morangos batidos, bata novamente até obter uma massa homogénea.
*Bata as claras as castelo e ponha de lado a batedeira agora vamos precisar do salazar.
*Ao preparado das gemas acrescente os secos com ajuda de uma peneira e envolva com o salazar, alterne com as claras.
*Divida a massa por três formas de 20cm e leve ao forno por cerca de 30 min, use o método do palito para verificar se estão cozidos no interior.
*Retire do forno e deixe arrefecer nas formas.

prontos para o recheio?

ingredientes para o recheio e cobertura:
*morangos *2 latas de leite de coco *1 compota de morango sem açúcar

preparação:
*no dia anterior, coloque as latas do leite de coco no frigorífico de "cabeça" para baixo.
*no dia seguinte comece por lavar e partir os morangos, em rodelas finas ou pequenos cubos.
*abra as latas do leite de coco e retire o creme que solidificou na superfície, reserve a água do fundo.
*bata o creme de coco com a compota e leve ao frigorífico por duas horas, pelo menos.

depois de tudo pronto chega o momento da montagem do bolo...

*comece por colocar uma colher de sopa da cobertura no prato e coloque o primeiro bolo.
*regue com 4 c. sopa do leite de coco líquido que sobrou no fundo das latas, deixe absorver.
*coloque um pouco do recheio e disponha os morangos deforma nivelada.
*faça o mesmo com as restantes camadas.
*no final, cobra o bolo com as restante cobertura, deixe no frigorífico até ao momento de servir.

o que acham mamãs e papás? dá trabalho? claro que sim! mas feito com amor tudo custa menos e fica com um sabor ainda melhor!!!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

Segredos para uma cabelo saudável! #intermarché

Olá mamãs e papás!
Por vezes esquecemo-nos que a alimentação também interfere noutros aspecto que não o peso. O cabelo, as unhas, a pele são também influenciados e de que maneira...
Por isso, hoje mamãs, este post é para vocês. Considero ter uma cabelo saudável, corto uma a duas vezes por ano e acho que nem precisava, porque tem um aspecto saudável. Claro que tenho cuidados, não tantos como gostaria mas vida de mãe não dá para mais... pelo menos não diariamente.
Um dos segredos é não estragar o cabelo com agressões externas ou se estas estão lá pelo menos tentar protegê-lo. São várias as agressões, pintar o cabelo frequentemente, fumar, poluição, sol, álcool e café em excesso, são alguns exemplos. O que podemos fazer para não agredir o nosso cabelo quando não é possível evitar estes agressores?

O segredo é o Óleo Precioso da Labell do Intermarché. Um óleo de tratamento que custa apenas 4,99€. Vencedor de um dos prémios Top Beleza, prémios atribuídos por um júri de consumidores que te…

como poupar na decoração das festas #aclarinhafez4anos

Olá mamãs e papás!
No que toca à decoração das festas de aniversário, queremos que fiquem lindas mas o orçamento não é normalmente ilimitado e por vezes até bem curto. Cá em casa é isso mesmo que acontece, gosto de pôr mãos na massa não só porque adoro mas porque ajuda a poupar. 
Hoje vou deixar-vos algumas dicas para não explodir o orçamento...

Dica número um Escolham o tema com antecedência e façam um rascunho. O tema vai ajudar a tomar as decisões certas no que toca à decoração e o rascunho, mesmo sendo alterado sempre que mudar de ideias, vai ajudar a comprar o que é necessário ao longo do tempo e não comprar tudo em cima da hora.  Sempre que forem a uma loja e vejam algo que se enquadra perfeitamente no que imaginaram, se compensar comprem e risquem o item da lista.  Uma das lojas que gosto mais é a Flying Tiger, estão sempre com novidades e com imensas opções para aniversário. O que custa passar por lá depois do cinema?

Dica número dois Comprem o que precisam em lojas online com

O lanchinho da tarde! #bloga8

Olá mamãs e papás! 
Falamos há uns dias sobre os lanches damanhã e hoje relembramos o post no bloga8 sobre os lanches da tarde. Mais 5 exemplos práticos, nutritivos e apelativos! 
Para a tarde o lanche deve ser mais completo e ter três alimentos fontes de diferentes nutrimentos. Proteína, gorduras saudáveis, hidratos de carbono e vitaminas, minerais e fibra. 
Vamos lá começar com 5 exemplos de lanches práticos para a tarde!

Este é um exemplo fez parte dos lanches da manhã e voltamos a repetir porque é um lanche completo, fruta fonte de vitaminas e minerais, pão fonte de hidratos de carbono e fibra e o queijinho fonte de proteína. A água deve estar sempre presente na mochila dos pequenos e deve ser mudada todos os dias!
Duas vezes por semana prepare um batido de fruta e coloque nos pacotinhos reutilizáveis Squeez, assim tem sempre uma opção saudável rica em vitaminas, minerais e fibra. Depois é só completar com um hidrato de carbono, neste exemplo são as marinheiras e com uma fonte de…