Avançar para o conteúdo principal

uma casa portuguesa com certeza!

Olá mamãs e papás!

hoje no seguimento do nosso mais recente passatempo venho apresentar-vos mais um bebé! 

aportuguesehouse.eu é um projeto bem à moda portuguesa, duas mães e nutricionistas empreendedoras que se juntam para criar um negócio que também é um meio de levar a nossa cultura além-fronteiras... 


"Numa casa portuguesa serve-se saúde e tradição à mesa!

A Dieta Mediterrânica é um padrão alimentar com tradição milenar, recentemente classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, sobretudo valorizado por estar associado a um aumento da esperança média de vida, à prevenção da Diabetes tipo 2, à redução do risco de doença cardiovascular e inflamação interna, entre outros.

Este património partilhado agora por sete países, nos quais se inclui Portugal, tem por base a ingestão de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas, frutos secos e oleaginosas (como nozes, amêndoas ou castanhas), peixe e carnes brancas em detrimento de carnes vermelhas, usando o azeite como principal fonte de gordura. É ainda frequente o uso de ervas aromáticas, reduzindo assim a adição de sal na confeção dos alimentos, bem como o consumo moderado de vinho tinto à refeição. Tudo isto acontece à volta da mesa, onde se juntam família e amigos, e se transmitem saberes de geração em geração.

Enquanto Nutricionistas, licenciadas pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, e portuguesas apaixonadas pela nossa gastronomia, pretendemos divulgar Portugal além-fronteiras. Assim, integramos a missão de promover a tradição de um país que, embora não seja banhado pelo Mar Mediterrâneo, tem nas suas raízes uma alimentação e costumes com estas características.

Venha conhecer, através dos nossos produtos, Portugal como país do sol e do mar, do pão e do vinho, de monumentos e história, do Fado e da Saudade… 

Uma casa portuguesa com certeza!

Cláudia Ferreira e Mariana Batista"

p.s. não se esqueçam de participar no passatempo!!! acedam aqui

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

bolo de chocolate e amendoim #demos a volta ao nosso bolo de banana

Olá mamãs e papás!
Quem não gosta de bolo de chocolate? E se vos disser que pegamos na receita do nosso bolo de banana - zero desperdício e fizemos este bolo maravilhoso de chocolate e manteiga de amendoim, acreditam?
O que fizemos foi bem simples, mantivemos os ingredientes do bolo de banana (excepto a bebida de coco pois queria um bolo mais sequinho!) e acrescentamos chocolate e manteiga de amendoim... simples não acham?
Bolo de Chocolate e Manteiga de Amendoim
(a partir dos 18 meses) Ingredientes: *2 bananas *3 ovos *1/2 cháv de manteiga de amendoim *1 cháv de áçucar de coco * 2 cháv de farinha de espelta *1 c. chá de fermento *1/4 cháv de cacau em pó *1/2 c. chá de sal *1 barra de chocolate culinária
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 180ºC *Forre uma forma de bolo com papel vegetal *No liquidificador, coloque os ovos, 1 banana e meia, a manteiga de amendoim e o açúcar, e bata até ficar homogéneo *Entretanto pique a barra de chocolate em pedaços pequenos *Transfira o preparado do bo…

bolo de banana #zero desperdício

Olá mamãs e papás!
Com este calor quanto tempo aguentam as bananas nas vossas casas? Normalmente compro bastantes bananas, metade maduras e outra metade ainda verde, mas agora com o calor elas ficam maduras tão rápido que fui apanhada de surpresa! 
Podemos sempre descascar e congelar em pedaços para gelados ou batidos. Mas já tinha no congelador e queria usar de outra forma... surge então a ideia do bolo de banana no liquidificador. Mais fácil não seria e ainda tinha o forno ligado para o jantar, por isso até nisso poupei!!!

Bolo de Banana
(a partir dos 12 meses) Ingredientes: *2 bananas *3 ovos *1/2 cháv de óleo de coco *1 cháv de bebida de coco *1 cháv de áçucar de coco * 2 cháv de farinha de espelta *1 c. chá de fermento
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 180ºC *Forre uma forma de bolo com papel vegetal e disponha fatias de uma banana na forma *No liquidificador, coloque todos os líquidos, a outra banana e o açúcar, e bata até ficar homogéneo *Acrescente a farinha e bata mais uns seg…

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…