Avançar para o conteúdo principal

a nossa despensa #gelatina 1

Olá mamãs e papás!

Já devem ter notado que tenho estado ausente, mas sempre que tiver um tempinho venho aqui dar uma palavrinha com vocês...

Gelatina! 

Será saudável? É um doce? Posso introduzir a partir de que idade?

Primeiro, a gelatina pode ser saudável, fazendo a escolha acertada. Será sempre um doce, por isso não é para comer todos os dias. Devem ser consumidas como sobremesa ou num lanche acompanhada por fruta ou outro tipo de alimento. Pode ser introduzidas a partir do momento em que o bebé começa a ser inserido na alimentação familiar, ou seja, a partir dos 12 meses.

Há muito para falar sobre a gelatina, primeiro temos a de origem animal e a de origem vegetal. A primeira é a mais consumida, a qual encontramos facilmente em qualquer supermercado, é extraída de ossos, pele, cartilagens e tendões de animais, como vaca ou porco. A segunda, a gelatina de ágar-ágar, é extraída das algas vermelhas e rica em fibras solúveis.

A segunda é a opção mais saudável, mas no supermercado não encontramos com tanta frequência e com tão grande variedade de sabores como a de origem animal. 

Cá em casa não nos faz confusão a gelatina de origem animal, por isso na nossa despensa temos...

Factos:
*Sabores: framboesa, amora, frutos vermelhos, ananás e morango
*Origem: animal
*Sem adição de açúcar
*Adoçante: stevia

E vocês o que têm na vossa despensa?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Comentários

  1. Hhmmm sinceramente nem sei... mas muito provavelmente as que consumimos cá em casa são de origem animal... como sei qual a origem ? É referenciado na embalagem.
    É fácil de encontrar as de origem vegetal?

    ResponderEliminar
  2. Olá! Sim na embalagem refere quando é de origem vegetal, se não referir é de origem animal. Pelo menos uma marca encontra nos supermercados: Condi, Alsa, Cem Porcento ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…