Avançar para o conteúdo principal

a papa perfeita parte IV #conclusão

Olá mamãs e papás!

De tantas papas no mercado, biológicas ou não, caseiras, lacteas ou não, são tantas que escolher só uma delas pode ser complicado e trazer desvantagens para o nosso bebé.

Já vos tenho falando sobre a papa perfeita em alguns posts, das quais a Clarinha já comeu de todas, atualmente nem tanto porque já não gosta muito de papa, na creche ainda vai comendo porque vê os amiguinhos e umas papas de aveia ao pequeno-almoço também...

Mas vamos lá escolher...

...no momento escolher devemos ser rígidos e decidir só pelas que não têm açúcar?

Tal como vos tinha dito encontramos algumas sem açúcar mas com maltodextrina que é um açúcar e a maioria das papas contém este ingrediente. Reduzindo as papas "perfeitas" para três: as caseiras, as biológicas não lacteas e a 1ª papa da Cerelac não láctea. Bem se variarmos a decisão parece fácil...

MAS, depois vem a questão do enriquecimento das papas... as papas habituais (Cerelac, Nutribén...) são todas enriquecidas em vitaminas e minerais, ajudado a suprir as necessidades nutricionais dos bebés, e as caseiras não são e as biológicas até são mas só em uma ou outra vitamina.

E vocês perguntam: mas os bebés precisam mesmo desse enriquecimento nutricional?

A opinião dos profissionais de saúde parece varia mas houve uma que me fez pensar: "os bebés podem precisar ou não deste acréscimo de nutrientes, mas se temos possibilidade de introduzir nutrientes acima do mínimo recomendado, porque não? E com as papas caseiras ou as biológicas isso não é possível... não precisamos de voltar aos hábitos alimentares do submundo"


Assim, digo-vos: não existe uma papa perfeita e nós pais temos de tentar escolher o melhor para os nossos pimpolhos, e o segredo está em variar, o nosso bebé não vai comer sempre a azul ou a amarela, se come 3 refeições de papa por semana uma delas pode ser biológica outra caseira e outra das que encontramos no supermercado.

Se quiserem uma ajuda usem este descodificador de rótulos para comparar quantidade de açúcar nas vossas escolhas...


se nunca usaram este post vai ajudar ;)


Espero ter ajudado,

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

o bolo de aniversário para a escola #aclarinhafez4anos

Olá mamãs e papás!
Foi uma semana em grande cheia de festas e preparativos. E tal como nos casamentos, tanta preparação e passou tão rápido, mas aproveitamos e isso é o mais importante!!! A Clarinha estava super contente, mostrava a sua mãozinha com os 4 dedinhos sem sequer perguntarem... felicidade... tudo o que queremos ver nos olhos dos nossos pequenos, certo?
Para a escola, decidi fazer o bolo em casa, adoro por as mãos na massa e criar o melhor bolo possível. A Clarinha fez um único pedido, ser cor-de-rosa! Lá foi a mãe experimentar e na minha opinião estava lindo e divertido, mas acima de tudo saudável!!! Escolhemos o tema das bailarinas, os tutus rodopiam cá em casa nos últimos tempos...

Sem açúcar refinado, sem gorduras saturas e por acaso sem laticínios. Como sabem não retiro o leite da nossa alimentação mas para a cobertura optamos por uma solução vegetal...
O ano passado a fruta que escolhemos para o bolo foi o abacaxi, este ano escolhemos os morangos, adoramos, e nestas u…

a Festa Junina da Clarinha #aclarinhafez4anos

Olá mamãs e papás!
Gostaram da festinha na escola? Agora a festança cá em casa!!!! ahahah Normalmente, escolhemos temas bem fofinhos, este ano foi um pouco diferente. Foi o aniversário da Clarinha, os meus trinta e para incluir o papá na festa trouxemos um pouco do Brasil até cá a casa... Escolhemos a Festa Junina como tema, alguns doces tradicionais brasileiros e muitos amigos!!!

Brigadeiros, beijinhos, paçoca, pé de moleque, pipoca, bala de coco... tudo feito pela mamã. Para quem não tem sangue brasileiro até correu bem... deve ser de estar no coração...

Um bolinho para cada uma... fruta e cupcakes de chocolate... uma mesa de doces simples mas bem colorida como uma festa junina deve ser...

Os cupcakes de chocolate com a mesma massa e cobertura do bolo de chocolate... para facilitar!


A fruta preferida da Clarinha em copinhos a condizer. Bem colorido!!!


Paçoca e pé de moleque ou de moça, optei pela receita com leite condensado por isso acho que é pé de moça... mamãs brasileiras o que…

os presentinhos para os amigos da escola #aclarinhafez4anos

Olá mamãs e papás!
Pais com os filhos na escola, quantas vezes trazem para casa sacos de guloseimas? Se em cada sala têm cerca de 24 alunos, provavelmente, serão 24 sacos de doces que vão trazer para casa ao longo do ano escolar, 10 meses. Assim divido serão 2 saquinhos por mês, mais coisa menos coisa, na opinião de alguns pais será pouco, para outros já é muito!!!
Cada pai age da maneira que escolhe e não pudemos julgar mas podemos ajudar! Eu não proíbo a Clara de comer os doces que são oferecidos pelos amiguinhos, acho que seria muito difícil porque ela já vêm com eles na mão ou na mochila e sabe muito bem o que será! 
Se fossem apenas dois aniversários por mês até seria aceitável, no entanto não é bem assim, ainda hoje teve dois aniversários na escola, comeu bolo no lanche da manhã e novamente no primeiro lanche da tarde e depois vieram as lembranças. Uma delas uma caixa cheia de doces e a outra uma caixa de plasticina vermelha! Yupi! Obrigada ao pais que têm consciência e começam…