Avançar para o conteúdo principal

Dica: O Iodo!

Olá papás!


Nos últimos dias têm surgido notícias sobre um estudo da Universidade do Porto com resultados preocupantes, mais de metade da população em estudo (cerca de 800 crianças entre os 6 e os 12 anos) tem níveis inadequados de iodo, desta cerca de um terço com deficiência, comprometendo o desenvolvimento cognitivo da criança.

Em 2013 já surgiram recomendação para a suplementação de iodo na gravidez, na altura estava grávida da Clarinha e mesmo com uma alimentação adequada apostei na suplementação, por vontade própria mas também por recomendação médica. Além da suplementação também comecei a usar sal iodado, conseguem encontram no supermercado... com 5g de sal diária (1 c. chá), a dose máxima diária recomendada, as recomendações de iodo são quase atingidas. O sal iodado já é utilizado há algum tempo nos EUA e em países ocidentais, conseguindo eliminar a deficiência em iodo.

exemplo de sal iodado

Tal como diz a investigadora Conceição Calhau o sal iodado é a melhor solução, sendo um ingrediente usado diariamente com a correta legislação seria possível atingir o aporte de iodo necessário com quantidades saudáveis de sal.

Mas enquanto isso não acontece resta-nos recorrer ao melhor medicamento do mundo, a alimentação. Com uma alimentação equilibrada é possível atingir o aporte necessário de todos os nutrientes essenciais à vida. 

Quanto ao iodo, podemos encontrá-lo no sal iodado, como já referi, frutos do mar, como os moluscos, e peixes de água salgada como as sardinhas, salmão, pescada e o bacalhau, mas deve ter atenção à origem do peixe, dê preferência ao peixe do MAR e diminua o de aquacultura. Os peixes de água doce, o leite e os ovos também são fontes de iodo, embora em quantidades menores.

Resumindo, devemos trocar o nosso sal comum por sal iodado (Atenção: o sal deve ser introduzido o mais tarde possível na alimentação dos mais pequenos e sempre depois dos 12 meses!), consumir diariamente peixe (importante equilibrar o consumo de peixe, carne e ovo) e, também, laticínios.

Foi uma boa ajuda? Espero que sim...

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

os cuidados de beleza nunca foram tão saudáveis #Nacomi

Olá mamãs e papás!
Hoje vou contar-vos uma novidade cá em casa que veio para ficar. 
Em abril cheguei aos trinta e mesmo antes sempre desejei cuidar bem da minha pele. No entanto, nunca tinha encontrado o produto com o qual me sentisse bem. Tenho uma pele extramente seca, eczema... nada que não se ultrapasse claro, mas já experimentei alguns cremes de rosto e nenhum me enchia as medidas, continuava a sentir a minha pele a repuxar... seca.
Há duas semanas conheci a Nacomi, já vos fui falando um pouco no instagram mas agora quero contar-vos tudo... posso dizer-vos que no open day da marca no Inter Saúde de Penafiel e Paredes experimentei todos os produtos e tudo me agradou mas os cremes de rosto piscaram-me o olho. "-será que tinha encontrado o que há muito procurava?"
O que me cativou foram os ingredientes naturais combinados com ingredientes de beleza de alta qualidade. Além de nutrirem a minha pele, ajudam na firmeza e têm um efeito anti-envelhecimento

Eu experimentei o …

Semi-frio de chocolate e framboesa

Bom dia mamãs e papás!
A escola dos vossos pequenos já terminou? E agora com eles em casa... não é fácil pois não? A escola da Clarinha terminou na semana passada, fizemos uma pausa de pouco dias, mas a minha pequena vai continuar a ir as manhãs para a escola até julho, assim não perde o ritmo... três meses em casa é dose... mesmo estando agora por casa, as nossas ideias acabam por esgotar ao fim de algum tempo... certo?
A festa foi na passada quinta-feira e foi para a festinha de final de ano da Clarinha que experimentei este bolo... experimentei porque são a junção de duas receitas que adoro usar... o bolo de chocolate de dois ingredientes que já vos falei aqui e um creme de framboesa vegan sem adição de açúcar. Depois foi mesmo decorar ao meu gosto!!!

semi-frio de chocolate e framboesa (+24 meses)
Ingredientes para o bolo de chocolate *4 ovos *180 g de chocolate culinária Ingredientes para  creme de framboesa *2 medidas de framboesas congeladas *1 medida de bebida vegetal (usei de coco)…

decorando com pompons #DIY

Olá mamãs e papás!

Hoje estou a escrever sobre algo que adoro fazer, pesquisar, melhorar, inventar... trabalhos manuais... adoro DIYs!!! Ando sempre em busca do próximo Do It Yourself(DIY), fazer eu mesma é o meu lema... como já deve ter notado nas Festas de Aniversário da Clarinha!
Este DIY surgiu porque a minha irmã comprou uma embalagem de pequenos pompons e como sabe que eu adoro inventar (assim como ela!), trouxe para casa... depois surgiu a ideia da almofada. O quarto da Clarinha estava a precisar de algumas. E esta ficou tão bem...
Vamos lá ao DIY... Almofada com Pompons
(fácil)
material necessário *capa de almofada *pompons *cola quente
faça você mesmo *estenda a capa de almofada numa superficie plana, eu usei uma capa de almofada GURLI branca do IKEA, custa apenas 2,99€ e tem imensas cores, *antes de colar disponha os pompons na capa de almofada até estar do modo que adora, *comece a colar um a um até estarem todos colados no devido lugar, *coloque a almofada de enchimento den…