20 de janeiro de 2016

o leite de vaca: sim ou não?

O leite é a base da alimentação desde o nascimento por ser tão importante para o seu crescimento dos nossos bebés, devido à sua composição em proteínas, cálcio, gordura e vitaminas. 

Quando não é possível a amamentação, o leite artificial é o passo a seguir, e não o leite de vaca, porquê?


Bem, as proteínas presentes no leite de vaca são diferentes das do leite materno, por as primeiras serem maiores e o sistema digestivo dos bebés não estar preparado para as digerir, podem ocorrer alergias à proteína do leite de vaca. Daí que a segunda escolha seja o leite artificial no qual as proteínas do leite de vaca são desdobradas e quebradas em pedaços mais pequenos para reduzir o potencial alergénico, por terem melhor digestibilidade.

O leite de vaca nunca deve ser introduzido, antes dos 12 meses de idade, e se possível, só depois dos três anos. Se usar leite de vaca, entre os 12 e os 24 meses, este deverá ser gordo. A partir dos dois anos, poderá ser meio gordo. 

A OMS (WHO) recomenda o aleitamento exclusivo até aos 6 meses de idade e que este continue até aos 24 meses de idade, quando possível. Depois com a ajuda de profissionais de saúde escolher o melhor "segundo" leite... (este tema virá noutro post)!

Outra questão, são os equivalentes do leite em termos nutricionais. O leite pode ser substituído por iogurte ou queijo, existem outros alimentos fontes de cálcio, mas este mineral é melhor absorvido através dos laticínios. E sem estes alimentos será muito difícil ter uma boa saúde óssea. Eu não sou contra as bebidas de soja e afins, mas afirmo que esses não são laticínios!

Uma chamada de atenção: os queijos frescos aromatizados, sobremesas lácteas, gelados e natas só devem ser introduzidos após os 24 meses de idade e em ocasiões festivas!

Termino usando uma fase de um livro de dois excelentes nutricionistas: 
"Nunca é bom virar as costas a quem nos ajudou a crescer!"

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


2 comentários:

  1. E os iogurtes naturais? Deverão ser os especiais para bebé? Desde que idade. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      A partir dos 6 meses deve optar pelos iogurtes naturais de leite de transição por exemplo "o teu primeiro pingo doce" depois dos 9 meses já pode introduzir os iogurtes naturais não açucarados normais, os de leite de vaca. 😊🍉

      Eliminar