Avançar para o conteúdo principal

toxo... quê? - toxoplasmose :)

Futuras mamãs! 

Acabaram de descobrir que estão grávidas? Já sabem se são imunes à toxoplasmose? Sabem o que isso é? :) Há tantas questões... vamos ver se dou uma ajudinha!

A toxoplasmose é uma doença que se transmitem através dos alimentos mal lavados e mal cozinhados, entre outras formas de contaminação. Fale com o seu médico para saber se é, ou não, imune à toxoplasmose e outras doenças que podem implicar riscos para o bebé.


Eu não fui imune à toxoplasmose durante a minha gravidez, correu tudo bem, e como não tenho gatos em casa, os meus cuidados passaram por fazer principalmente duas alterações: deixei de comer legumes crus/saladas fora de casa e também carne mal passada... 

...mas agora tome nota aos cuidados a ter quando não é imune à toxoplasmose:
  • Cozinhar bem a carne e lavar cuidadosamente as mãos depois de preparar; 
  • Não comer carnes fumadas (sugestão: fiambre de frango/peru no forno pode comer); 
  • Lavar muito bem os legumes e as frutas antes de comer (sugestão: usar uma solução desinfectante); 
  • Retirar todos os resíduos de terra dos legumes (sugestão: descascar as cenouras e cortar o topo para remover os vestígios de terra); 
  • Guardar os alimentos crus separados dos alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada; 
  • Usar tábuas e facas diferentes para a carne crua e, depois, lavá-las com água e detergente; 
  • Ter cuidado ao descongelar os alimentos. Não descongelar à temperatura ambiente, sempre no frigorífico ou no micro-ondas (vire-os várias vezes para que descongelem totalmente); 

  • Se tiver gatos em casa, leve-os sempre ao veterinário para limpeza geral; 
  • Lavar bem as mãos depois de ter tocado na caixa de areia do gato; 
  • Evitar contato com gatos abandonados; 
  • Evitar contato com as fezes dos gatos e se tiver que limpá-las, usar luvas. No final de tudo, lavar bem as mãos e as luvas; 
  • Se mexer em terra, usar luvas para se proteger da terra contaminada.

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Comentários

mensagens mais lidas

os cuidados de beleza nunca foram tão saudáveis #Nacomi

Olá mamãs e papás!
Hoje vou contar-vos uma novidade cá em casa que veio para ficar. 
Em abril cheguei aos trinta e mesmo antes sempre desejei cuidar bem da minha pele. No entanto, nunca tinha encontrado o produto com o qual me sentisse bem. Tenho uma pele extramente seca, eczema... nada que não se ultrapasse claro, mas já experimentei alguns cremes de rosto e nenhum me enchia as medidas, continuava a sentir a minha pele a repuxar... seca.
Há duas semanas conheci a Nacomi, já vos fui falando um pouco no instagram mas agora quero contar-vos tudo... posso dizer-vos que no open day da marca no Inter Saúde de Penafiel e Paredes experimentei todos os produtos e tudo me agradou mas os cremes de rosto piscaram-me o olho. "-será que tinha encontrado o que há muito procurava?"
O que me cativou foram os ingredientes naturais combinados com ingredientes de beleza de alta qualidade. Além de nutrirem a minha pele, ajudam na firmeza e têm um efeito anti-envelhecimento

Eu experimentei o …

Semi-frio de chocolate e framboesa

Bom dia mamãs e papás!
A escola dos vossos pequenos já terminou? E agora com eles em casa... não é fácil pois não? A escola da Clarinha terminou na semana passada, fizemos uma pausa de pouco dias, mas a minha pequena vai continuar a ir as manhãs para a escola até julho, assim não perde o ritmo... três meses em casa é dose... mesmo estando agora por casa, as nossas ideias acabam por esgotar ao fim de algum tempo... certo?
A festa foi na passada quinta-feira e foi para a festinha de final de ano da Clarinha que experimentei este bolo... experimentei porque são a junção de duas receitas que adoro usar... o bolo de chocolate de dois ingredientes que já vos falei aqui e um creme de framboesa vegan sem adição de açúcar. Depois foi mesmo decorar ao meu gosto!!!

semi-frio de chocolate e framboesa (+24 meses)
Ingredientes para o bolo de chocolate *4 ovos *180 g de chocolate culinária Ingredientes para  creme de framboesa *2 medidas de framboesas congeladas *1 medida de bebida vegetal (usei de coco)…

decorando com pompons #DIY

Olá mamãs e papás!

Hoje estou a escrever sobre algo que adoro fazer, pesquisar, melhorar, inventar... trabalhos manuais... adoro DIYs!!! Ando sempre em busca do próximo Do It Yourself(DIY), fazer eu mesma é o meu lema... como já deve ter notado nas Festas de Aniversário da Clarinha!
Este DIY surgiu porque a minha irmã comprou uma embalagem de pequenos pompons e como sabe que eu adoro inventar (assim como ela!), trouxe para casa... depois surgiu a ideia da almofada. O quarto da Clarinha estava a precisar de algumas. E esta ficou tão bem...
Vamos lá ao DIY... Almofada com Pompons
(fácil)
material necessário *capa de almofada *pompons *cola quente
faça você mesmo *estenda a capa de almofada numa superficie plana, eu usei uma capa de almofada GURLI branca do IKEA, custa apenas 2,99€ e tem imensas cores, *antes de colar disponha os pompons na capa de almofada até estar do modo que adora, *comece a colar um a um até estarem todos colados no devido lugar, *coloque a almofada de enchimento den…