Avançar para o conteúdo principal

toxo... quê? - toxoplasmose :)

Futuras mamãs! 

Acabaram de descobrir que estão grávidas? Já sabem se são imunes à toxoplasmose? Sabem o que isso é? :) Há tantas questões... vamos ver se dou uma ajudinha!

A toxoplasmose é uma doença que se transmitem através dos alimentos mal lavados e mal cozinhados, entre outras formas de contaminação. Fale com o seu médico para saber se é, ou não, imune à toxoplasmose e outras doenças que podem implicar riscos para o bebé.


Eu não fui imune à toxoplasmose durante a minha gravidez, correu tudo bem, e como não tenho gatos em casa, os meus cuidados passaram por fazer principalmente duas alterações: deixei de comer legumes crus/saladas fora de casa e também carne mal passada... 

...mas agora tome nota aos cuidados a ter quando não é imune à toxoplasmose:
  • Cozinhar bem a carne e lavar cuidadosamente as mãos depois de preparar; 
  • Não comer carnes fumadas (sugestão: fiambre de frango/peru no forno pode comer); 
  • Lavar muito bem os legumes e as frutas antes de comer (sugestão: usar uma solução desinfectante); 
  • Retirar todos os resíduos de terra dos legumes (sugestão: descascar as cenouras e cortar o topo para remover os vestígios de terra); 
  • Guardar os alimentos crus separados dos alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada; 
  • Usar tábuas e facas diferentes para a carne crua e, depois, lavá-las com água e detergente; 
  • Ter cuidado ao descongelar os alimentos. Não descongelar à temperatura ambiente, sempre no frigorífico ou no micro-ondas (vire-os várias vezes para que descongelem totalmente); 

  • Se tiver gatos em casa, leve-os sempre ao veterinário para limpeza geral; 
  • Lavar bem as mãos depois de ter tocado na caixa de areia do gato; 
  • Evitar contato com gatos abandonados; 
  • Evitar contato com as fezes dos gatos e se tiver que limpá-las, usar luvas. No final de tudo, lavar bem as mãos e as luvas; 
  • Se mexer em terra, usar luvas para se proteger da terra contaminada.

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Comentários

mensagens mais lidas

voltamos de cara lavada!

Olá mamãs e papás!

voltamos da nossa pausa um quanto longa, deu algum trabalho, ainda faltam 2 ou 3 acertos mas vale tão a pena, ver o nosso bebé mais novo de cara lavada e como novo!



mamãs e papás que ainda não nos conhecem, eu sou a Cláudia, mãe, nutricionista e com algum jeito com as mãos, adoro cozinhar e adoro comida. vão ver muitas receitas saudáveis mas cá em casa não prendo a nossa alimentação ao lema "super saudável", comer de tudo com moderação é a base da nossa alimentação. também adoro pôr mãos à obra, por isso vão ver também algumas dicas e projetos por aí! mas antes de tudo isso a família, sempre em primeiro lugar, dar a conhecer o mundo à Clarinha e aproveitar para estarmos juntos! 
se não nos virem muitas vezes é porque estamos a ser felizes!
beijinhos da Cláudia e da Clarinha

sorvete de manga e laranja #adeus verão

Olá mamãs e papás!
Hoje é o último dia de verão, mas parece-me que o São Pedro já o queria levar há pelo menos 15 dias. O nosso verão foi bem aproveitado muita praia, convívio com amigos e algum descanso (com filhos pequenos o descanso nunca é muito).
Mas só porque o calor está a ir embora não quer dizer que deixemos já aqueles alimentos típicos da estação... ai os gelados!!! Ai, ai!!!
Mas este sorvete de fruta é super saudável e uma óptima opção para sobremesa ou até pequeno-almoço se o frio deixar...
Para o sorvete vão precisar de laranja e manga... mãos à obra!

Ingredientes: *1 manga *2 laranja
Preparação: Comece por cortar a fruta em pedaços

Com a ajuda do robot de cozinha triture as frutas, deixe alguns pedaços fica delicioso!

Depois é só colocar em forminhas para gelados ou até aqueles copos de plástico para o café e espetar uma colher também de café.

Leve ao congelador por pelo menos 2 horas.

Bom apetite!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha e bfds

Magical Unicorn Party #3 O Bolo!

Olá mamãs e papás!
Depois de uma tragédia que nos abalou a todos e de contribuirmos como podemos, seja em pensamento, monetariamente, voluntariado, como não importa, apenas que todas as vítimas estão no nosso pensamento e cada um ajuda como pode e deseja. Gostaria ainda de enviar os meus sinceros sentimentos a todos os familiares das vítimas e desejar-lhes muita força neste momento tão difícil.