25 de agosto de 2015

Merendas... merendinhas#barrar o pão*1

Boa tarde papás...

Já se questionaram sobre o que colocar no pão na hora dos lanche? Com tanta publicidade e "diz que disse" é normal duvidarmos se estamos a dar o melhor aos nossos filhos.

Já vos falei do queijo e hoje vou falar-vos das gorduras animais ou vegetais para barrar. Circulam muitos textos sobre manteigas, margarinas, cremes para barrar, entre muitos outros!

A melhor gordura no mercado é composta por ácidos gordos monoinsaturados e vitaminas A e E, sendo a última um antioxidante. Sabem qual é?

O azeite!


Na dieta mediterrânica há o costume de molhar o pão no azeite... mas como não é preciso exagerar... pincelamos o pão com esta gordura saudável!

Sem ácidos gordos saturados e trans!


As margarinas ou cremes vegetais também são compostas por gorduras insaturadas, ácidos gordos polinsaturados maioritariamente, mas ATENÇÃO devemos verificar sempre nos ingredientes se um deles é uma gordura hidrogenada (processo que leva à formação de ácidos gordos trans), a indústria já consegue produzir cremes vegetais livres de gordura trans, mas é bom saber ;)
Devemos optar sempre pela versão magra e com baixo teor de sal.

As manteigas são de origem animais, tendo na sua composição ácidos gordos saturados e colesterol, motivo pelo qual não devem ser consumidas por indivíduos com doenças cardiovasculares... o que também a torna numa má escolha para os nossos pequenos. Para os papás a melhor escolha é a magra e com baixo teor de sal...

O azeite é campeão nesta corrida... deixando os segundo e terceiro lugares para a margarina e para a manteiga, respectivamente. 

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário