6 de maio de 2015

Agora já podes?... humm... acho que não! #açúcar

A partir do primeiro ano inicia-se a introdução do bebé na alimentação da família... mas será que mesmo depois dos 12 meses de idade o nosso bebé pode comer mesmo tudo?

-só porque pode não quer dizer que deva!

Alguns de vocês já virão com certeza artigos sobre os alimentos proibidos até aos dois anos de idade... nos próximos posts vamos relembrá-los e trazer soluções!

o açúcar e alimentos açucarados


açúcar, bolos, chocolates, rebuçados, bolachas açucaradas e recheadas, gomas...

quando nascemos já estamos "programados" para gostar de doces, por isso não é preciso "instalar" este sabor! o açúcar e os produtos açucarados estão na base da diabetes e obesidade infantil, e além disso não têm qualquer benefício nutricional. Assim, não devemos dar açúcar aos nossos filhos até aos dois anos e evitar ao máximo depois dessa idade.

se desde a diversificação alimentar tivermos cuidado e não incluirmos estes alimentos, não vamos estar a criar um "monstrinho das bolachas" e vamos conseguir manter uma alimentação saudável durante mais tempo. vamos lá ser sinceros... depois de provar é difícil resistir!

além destes alimentos também devemos ter especial cuidado com as papas adocicadas... açúcar, maltodextrina, frutose, sacarose... todos estes açúcares podem estar presentes nas papas, por isso devemos estar atentos aos ingredientes!

as minhas papas de eleição são as caseiras, das quais já vos falei aqui, e as papas biológicas sem açúcar... desde que as conheço não opto por outra na hora do lanche da Clarinha... Holle ou Babybio, as primeiras são as que gosto mais e a Clarinha adora... láctea ou não láctea, há muitos sabores!


atenção também aos iogurtes... o de eleição deve ser o iogurte natural, do qual já falei aqui, e às bolachas... podem espreitar aqui...

mas nada de lamentos! 
é possível apreciar um doces de vez em quando sem precisar de pitada de açúcar! 
nos bolos podem usar fruta bem madura ou cozida para substituir o açúcar, até podem usar a receita do bolo de aniversário da Clarinha, aqui.
ou fazer uns pudins ou mousses de fruta sem grandes pecados... sem pecados, melhor dizendo!

curiosos?... no próximo post eu conto!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha



Sem comentários:

Enviar um comentário