Avançar para o conteúdo principal

Agora já podes?... humm... acho que não! #açúcar

A partir do primeiro ano inicia-se a introdução do bebé na alimentação da família... mas será que mesmo depois dos 12 meses de idade o nosso bebé pode comer mesmo tudo?

-só porque pode não quer dizer que deva!

Alguns de vocês já virão com certeza artigos sobre os alimentos proibidos até aos dois anos de idade... nos próximos posts vamos relembrá-los e trazer soluções!

o açúcar e alimentos açucarados


açúcar, bolos, chocolates, rebuçados, bolachas açucaradas e recheadas, gomas...

quando nascemos já estamos "programados" para gostar de doces, por isso não é preciso "instalar" este sabor! o açúcar e os produtos açucarados estão na base da diabetes e obesidade infantil, e além disso não têm qualquer benefício nutricional. Assim, não devemos dar açúcar aos nossos filhos até aos dois anos e evitar ao máximo depois dessa idade.

se desde a diversificação alimentar tivermos cuidado e não incluirmos estes alimentos, não vamos estar a criar um "monstrinho das bolachas" e vamos conseguir manter uma alimentação saudável durante mais tempo. vamos lá ser sinceros... depois de provar é difícil resistir!

além destes alimentos também devemos ter especial cuidado com as papas adocicadas... açúcar, maltodextrina, frutose, sacarose... todos estes açúcares podem estar presentes nas papas, por isso devemos estar atentos aos ingredientes!

as minhas papas de eleição são as caseiras, das quais já vos falei aqui, e as papas biológicas sem açúcar... desde que as conheço não opto por outra na hora do lanche da Clarinha... Holle ou Babybio, as primeiras são as que gosto mais e a Clarinha adora... láctea ou não láctea, há muitos sabores!


atenção também aos iogurtes... o de eleição deve ser o iogurte natural, do qual já falei aqui, e às bolachas... podem espreitar aqui...

mas nada de lamentos! 
é possível apreciar um doces de vez em quando sem precisar de pitada de açúcar! 
nos bolos podem usar fruta bem madura ou cozida para substituir o açúcar, até podem usar a receita do bolo de aniversário da Clarinha, aqui.
ou fazer uns pudins ou mousses de fruta sem grandes pecados... sem pecados, melhor dizendo!

curiosos?... no próximo post eu conto!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha



Comentários

mensagens mais lidas

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás! Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé. Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento. Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população. No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de b...

estou a provar novos alimentos! #o meu primeiro iogurte

Olá papás! Este post é para os bebés mais pequeninos que estão a provar novos alimentos ou vão começar em breve! O ano passado falei-vos do iogurte de eleição para a Clarinha, aqui , hoje venho marcar mais uma vez essa opinião, se quiserem introduzir o iogurte mais cedo do que os 9 meses, o iogurte ideal é este: Agora com nova cara, mas o mesmo equilíbrio nutricional, "o teu primeiro pingo doce" é um iogurte que pode ser introduzido a partir dos 6 meses porque a sua base é leite de transição (leite adaptado às necessidade do bebé) e não tem açúcares adicionados, ponto muito importante para os bebés! Experimentem! Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

a papa perfeita parte III

Olá papás! Mais um post sobre papas... em novembro iniciei a busca pela papa perfeita... passei pelas comerciais, aqui , e depois as caseiras, aqui ... e hoje vou falar-vos das papas   biológicas ... para mim uma papa 5 estrelas ! Vou falar-vos de duas marcas distintas e onde podem encontrá-las, a primeira é a Holle , a papa que desde que conheço uso de várias formas e feitios nos lanches da Clarinha. No seu leque de produtos tem papas lácteas e não lácteas. As papas não láctea sem glúten, a partir dos 4 meses: flocos de arroz, milho-miúdo, milho-miúdo, 3 cereais, milho e tapioca, puré de abóbora. E as papas não láctea com glúten, depois dos 6 meses: espelta, semolina (trigo), flocos de aveia, muesli (recomendo após os 12 meses, porque contém polpa de framboesa, potencial alergénico). Eu preparo-as com leite materno morno ou até com água (70 mL) e depois misturo um iogurte natural ou fruta cozida ou ralada. A papa láctea sem glúten, a partir do...