Avançar para o conteúdo principal

Agora já podes?... humm... acho que não! #açúcar

A partir do primeiro ano inicia-se a introdução do bebé na alimentação da família... mas será que mesmo depois dos 12 meses de idade o nosso bebé pode comer mesmo tudo?

-só porque pode não quer dizer que deva!

Alguns de vocês já virão com certeza artigos sobre os alimentos proibidos até aos dois anos de idade... nos próximos posts vamos relembrá-los e trazer soluções!

o açúcar e alimentos açucarados


açúcar, bolos, chocolates, rebuçados, bolachas açucaradas e recheadas, gomas...

quando nascemos já estamos "programados" para gostar de doces, por isso não é preciso "instalar" este sabor! o açúcar e os produtos açucarados estão na base da diabetes e obesidade infantil, e além disso não têm qualquer benefício nutricional. Assim, não devemos dar açúcar aos nossos filhos até aos dois anos e evitar ao máximo depois dessa idade.

se desde a diversificação alimentar tivermos cuidado e não incluirmos estes alimentos, não vamos estar a criar um "monstrinho das bolachas" e vamos conseguir manter uma alimentação saudável durante mais tempo. vamos lá ser sinceros... depois de provar é difícil resistir!

além destes alimentos também devemos ter especial cuidado com as papas adocicadas... açúcar, maltodextrina, frutose, sacarose... todos estes açúcares podem estar presentes nas papas, por isso devemos estar atentos aos ingredientes!

as minhas papas de eleição são as caseiras, das quais já vos falei aqui, e as papas biológicas sem açúcar... desde que as conheço não opto por outra na hora do lanche da Clarinha... Holle ou Babybio, as primeiras são as que gosto mais e a Clarinha adora... láctea ou não láctea, há muitos sabores!


atenção também aos iogurtes... o de eleição deve ser o iogurte natural, do qual já falei aqui, e às bolachas... podem espreitar aqui...

mas nada de lamentos! 
é possível apreciar um doces de vez em quando sem precisar de pitada de açúcar! 
nos bolos podem usar fruta bem madura ou cozida para substituir o açúcar, até podem usar a receita do bolo de aniversário da Clarinha, aqui.
ou fazer uns pudins ou mousses de fruta sem grandes pecados... sem pecados, melhor dizendo!

curiosos?... no próximo post eu conto!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha



Comentários

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…