Avançar para o conteúdo principal

Pózinhos Mágicos

"Vamos tirar o sal da nossa alimentação porque faz mal!" sim, é um dos passos para uma alimentação mais equilibrada... nós não precisamos de adicionar sal aos alimentos, porque em natureza eles já têm o sódio que nós precisamos diariamente.

"Mas não conseguimos comer comida sem sabor!" isso não precisa de acontecer quando podemos usar ervas aromáticas e especiarias... e os bebés também podem comer? quando? 

Relativamente a algumas ervas aromáticas os bebés podem comer logo a partir dos 5-6 meses de idade, na sopa como um legume, por exemplo.

Já sobre as especiarias não há consenso... 6 meses... só depois dos 12 meses... várias são as opiniões.
Vamos lá falar um bocadinho sobre esses pozinhos mágicos.

Em muitos países, os bebés não começam pela sopinha só de legumes, sem nenhum tempero ou pelo arroz branquinho, por exemplo na Índia, adicionam o caril desde de cedo à papinha do bebé... e claro! não nos vamos esquecer que se o nosso bebé for amamentado ele já está a experimentar ervas e especiarias, porque os sabores são transferidos para o leite...

Então como decidimos? Eu aponto para os 8 meses de idade, mas ATENÇÃO só depois do bebé já estar familiarizado com o sabor dos alimentos em natureza, depois podemos acrescentar uma especiaria como um alimento novo... seguindo a regra dos 3 dias. lembram-se? devemos esperar esses dias até inserir um alimento novo para verificar se o bebé não faz alergia!

E quais podemos usar? aqui deixo-vos alguns exemplos:

*usar quantidades pequenas, devido ao sabor intenso

Atenção! ao usar o caril em pó ou mesmo a pimenta em pó alguns componentes podem originar erupção cutânea, é necessário estarmos atentas e comprar especiarias de confiança.
Além disso, as ervas e especiarias devem ser cozinhadas com os alimentos de forma a permitir a eliminação de microrganismos.

Bónus! ao introduzir as ervas e especiarias desde cedo um dia vai pensar: "Que máximo, ainda não usamos sal ou açúcar nos alimentos do nosso filho!"

A Clarinha já experimentou a canela na maçã cozida :D e aceitou muito bem!


beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…