"Vamos tirar o sal da nossa alimentação porque faz mal!" sim, é um dos passos para uma alimentação mais equilibrada... nós não precisamos de adicionar sal aos alimentos, porque em natureza eles já têm o sódio que nós precisamos diariamente.
"Mas não conseguimos comer comida sem sabor!" isso não precisa de acontecer quando podemos usar ervas aromáticas e especiarias... e os bebés também podem comer? quando?
Relativamente a algumas ervas aromáticas os bebés podem comer logo a partir dos 5-6 meses de idade, na sopa como um legume, por exemplo.
Já sobre as especiarias não há consenso... 6 meses... só depois dos 12 meses... várias são as opiniões.
Vamos lá falar um bocadinho sobre esses pozinhos mágicos.
Em muitos países, os bebés não começam pela sopinha só de legumes, sem nenhum tempero ou pelo arroz branquinho, por exemplo na Índia, adicionam o caril desde de cedo à papinha do bebé... e claro! não nos vamos esquecer que se o nosso bebé for amamentado ele já está a experimentar ervas e especiarias, porque os sabores são transferidos para o leite...
Então como decidimos? Eu aponto para os 8 meses de idade, mas ATENÇÃO só depois do bebé já estar familiarizado com o sabor dos alimentos em natureza, depois podemos acrescentar uma especiaria como um alimento novo... seguindo a regra dos 3 dias. lembram-se? devemos esperar esses dias até inserir um alimento novo para verificar se o bebé não faz alergia!
E quais podemos usar? aqui deixo-vos alguns exemplos:
*usar quantidades pequenas, devido ao sabor intenso |
Atenção! ao usar o caril em pó ou mesmo a pimenta em pó alguns componentes podem originar erupção cutânea, é necessário estarmos atentas e comprar especiarias de confiança.
Além disso, as ervas e especiarias devem ser cozinhadas com os alimentos de forma a permitir a eliminação de microrganismos.
Bónus! ao introduzir as ervas e especiarias desde cedo um dia vai pensar: "Que máximo, ainda não usamos sal ou açúcar nos alimentos do nosso filho!"
A Clarinha já experimentou a canela na maçã cozida :D e aceitou muito bem!
beijinhos da Cláudia e da Clarinha
Comentários
Enviar um comentário