Avançar para o conteúdo principal

10 meses... o que muda? as leguminosas e a soja...

Olá mamãs e papás!

Aos 10 meses a alimentação dos nossos pequenos está cada vez mais próxima da nossa... já falei aqui dos legumes crus, como uma saladinha de alface ou pepino, mas não se esqueçam que têm de ser bem lavados!

Hoje vou falar-vos das leguminosas... são muitas e coloridas! Existe uma grande variedade de leguminosas e podemos colocá-las na sopa ou simplesmente num pratinho... a Clarinha já experimentou as duas versões, gostou das ervilhas na sopa, mas vê-la a comer à mão cada uma daquelas ervilhinhas, usando os seus deditos delicados é um momento a recordar!


Deixo-vos a sopinha com ervilhas, um creme de cenoura com bolinhas verdes! Na panela a vapor, deixo todos os ingredientes cozerem com o vapor e cozo as ervilhas na água a ferver debaixo, assim fica mais simples cozinhar :D

As leguminosas têm na sua composição vários nutrientes: proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, mas também fibra, o que dificulta a digestão pelos nossos bebés, tal não quer dizer que não podem introduzir na sua alimentação... basta ter alguns cuidados... dar pequenas quantidades e poucas vezes por semana (uma a duas vezes).

Agora vamos falar um pouco da soja e seus derivados (tofu e tempeh) que muitos adultos já os usam como substitutos da carne. Já na alimentação dos mais pequeninos não defendo que seja um bom substituto. A carne na alimentação dos bebés é uma fonte de proteína, mas também de ferro, este ferro é facilmente absorvido pelo organismo dos pequenos, ao contrário do ferro presente na soja e nas leguminosas.

Assim, podemos introduzir a soja e derivados na alimentação dos bebés a partir dos 10 meses, mas não como substituto da carne e sim como uma leguminosa... e lembrem-se que tal como mencionei acima, a soja também é de difícil digestibilidade, logo dar poucas vezes e em pequenas quantidades... estando sempre atentos à reação do vosso filhote!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…