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10 meses... o que muda? as leguminosas e a soja...

Olá mamãs e papás!

Aos 10 meses a alimentação dos nossos pequenos está cada vez mais próxima da nossa... já falei aqui dos legumes crus, como uma saladinha de alface ou pepino, mas não se esqueçam que têm de ser bem lavados!

Hoje vou falar-vos das leguminosas... são muitas e coloridas! Existe uma grande variedade de leguminosas e podemos colocá-las na sopa ou simplesmente num pratinho... a Clarinha já experimentou as duas versões, gostou das ervilhas na sopa, mas vê-la a comer à mão cada uma daquelas ervilhinhas, usando os seus deditos delicados é um momento a recordar!


Deixo-vos a sopinha com ervilhas, um creme de cenoura com bolinhas verdes! Na panela a vapor, deixo todos os ingredientes cozerem com o vapor e cozo as ervilhas na água a ferver debaixo, assim fica mais simples cozinhar :D

As leguminosas têm na sua composição vários nutrientes: proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, mas também fibra, o que dificulta a digestão pelos nossos bebés, tal não quer dizer que não podem introduzir na sua alimentação... basta ter alguns cuidados... dar pequenas quantidades e poucas vezes por semana (uma a duas vezes).

Agora vamos falar um pouco da soja e seus derivados (tofu e tempeh) que muitos adultos já os usam como substitutos da carne. Já na alimentação dos mais pequeninos não defendo que seja um bom substituto. A carne na alimentação dos bebés é uma fonte de proteína, mas também de ferro, este ferro é facilmente absorvido pelo organismo dos pequenos, ao contrário do ferro presente na soja e nas leguminosas.

Assim, podemos introduzir a soja e derivados na alimentação dos bebés a partir dos 10 meses, mas não como substituto da carne e sim como uma leguminosa... e lembrem-se que tal como mencionei acima, a soja também é de difícil digestibilidade, logo dar poucas vezes e em pequenas quantidades... estando sempre atentos à reação do vosso filhote!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

voltamos de cara lavada!

Olá mamãs e papás!

voltamos da nossa pausa um quanto longa, deu algum trabalho, ainda faltam 2 ou 3 acertos mas vale tão a pena, ver o nosso bebé mais novo de cara lavada e como novo!



mamãs e papás que ainda não nos conhecem, eu sou a Cláudia, mãe, nutricionista e com algum jeito com as mãos, adoro cozinhar e adoro comida. vão ver muitas receitas saudáveis mas cá em casa não prendo a nossa alimentação ao lema "super saudável", comer de tudo com moderação é a base da nossa alimentação. também adoro pôr mãos à obra, por isso vão ver também algumas dicas e projetos por aí! mas antes de tudo isso a família, sempre em primeiro lugar, dar a conhecer o mundo à Clarinha e aproveitar para estarmos juntos! 
se não nos virem muitas vezes é porque estamos a ser felizes!
beijinhos da Cláudia e da Clarinha

sorvete de manga e laranja #adeus verão

Olá mamãs e papás!
Hoje é o último dia de verão, mas parece-me que o São Pedro já o queria levar há pelo menos 15 dias. O nosso verão foi bem aproveitado muita praia, convívio com amigos e algum descanso (com filhos pequenos o descanso nunca é muito).
Mas só porque o calor está a ir embora não quer dizer que deixemos já aqueles alimentos típicos da estação... ai os gelados!!! Ai, ai!!!
Mas este sorvete de fruta é super saudável e uma óptima opção para sobremesa ou até pequeno-almoço se o frio deixar...
Para o sorvete vão precisar de laranja e manga... mãos à obra!

Ingredientes: *1 manga *2 laranja
Preparação: Comece por cortar a fruta em pedaços

Com a ajuda do robot de cozinha triture as frutas, deixe alguns pedaços fica delicioso!

Depois é só colocar em forminhas para gelados ou até aqueles copos de plástico para o café e espetar uma colher também de café.

Leve ao congelador por pelo menos 2 horas.

Bom apetite!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha e bfds

Magical Unicorn Party #3 O Bolo!

Olá mamãs e papás!
Depois de uma tragédia que nos abalou a todos e de contribuirmos como podemos, seja em pensamento, monetariamente, voluntariado, como não importa, apenas que todas as vítimas estão no nosso pensamento e cada um ajuda como pode e deseja. Gostaria ainda de enviar os meus sinceros sentimentos a todos os familiares das vítimas e desejar-lhes muita força neste momento tão difícil.