30 de janeiro de 2015

a Clara e a gema!

a Clarinha já tem 9 meses e está na altura de introduzir o ovo... ou melhor a gema porque a clara fica para depois dos 12 meses...

a introdução da gema antes dos 12 meses é importante, porque uma das vacinas que os nossos pequenos tomam nessa idade, a VASPR1, pode conter vestígios de proteínas do ovo. esta introdução pode não prevenir uma reação alérgica à vacina, já com baixa probabilidade de acontecer, no entanto, caso o nosso filho faça reação anafilática ao ovo ou existam casos na família direta, a administração da vacina terá de ser realizada em meio hospitalar.

mas a gema não é introduzida só por prevenção... a sua introdução pode ser feita por volta dos 8-9 meses e é essencial para alargar a oferta de alimentos ricos em proteínas na alimentação do nosso bebé... 

e como se faz a introdução... gradualmente...

... começamos por inserir 1/4 (um quarto) de gema cozida junto com a sopa e sem adicionar peixe nem carne...
... 2 a 3 dias depois inserimos 1/2 (meia) gema, 
... depois de 2 a 3 dias já podemos inserir 3/4 (três quartos),
... e por fim, depois do mesmo intervalo de tempo já podemos colocar 1 gema inteira na sopinha... substituindo o peixe e a carne.

Creme de brócolos e feijão-verde com gema de ovo
a Clarinha hoje terminou esta introdução gradual... e gostou muito do novo alimento!

posteriormente, além dos vários tipos de carne e de peixe que podemos introduzir na sopa, começamos a alterna-los com a gema... fonte de proteínas com elevado valor biológico!

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário