Avançar para o conteúdo principal

Prevenar e Rotavírus... a última dose!

Como o dia-a-dia da Clarinha não é só alimentação e eu antes de nutricionista sou mãe... decidi começar a escrever sobre alguns momentos da minha pequenina... saúde... brincadeiras... passeios... e muitos outros.


Ontem foi dia de concluir a vacinação da Prevenar e Rotavírus com a terceira dose... e tal como nas outras duas, é como se não se passasse nada... pouco chora, faz apenas um gemido e logo está pronta para brincar :D Na primeira consulta da C com a pediatra, a doutora recomendou estas vacinas, e depois de alguma pesquisa, decidimos pela vacinação.


A Prevenar 13 é uma vacina contra a doença invasiva pneumocócica, ajuda a proteger a criança contra a meningite (inflamação à volta do cérebro), bacteriemia ou septicémia (bactéria na corrente sanguínea), pneumonia e otites, causadas por 13 tipos da bactéria Streptococcus pneumoniae.


A Rotavírus (que pode ser RotaTeq-3 doses ou Rotarix-2 doses) é uma vacina oral que ajuda a proteger os bebés e as crianças pequenas contra gastroenterites provocadas pelo rotavírus. 
Por ser uma vacina que o bebé precisa de beber sem a desperdiçar, esse momento deve ser num local calmo e as pessoas perto do bebé também devem estar calmas. 
Com esta vacina são precisos alguns cuidados: até dez dias após a vacinação a higiene das mãos a cada muda de fralda deve ser minuciosa e nunca esquecida, uma vez que pode haver excreção de vírus vivos da vacina nas fezes, podendo desencadear no cuidador sintomas de gastroenterite.

Estas vacina podem ser administradas nas datas das vacinas obrigatórias, mas deixo-vos uma dica: para não sobrecarregar o bebé com três vacinas (duas que provocam bastante dor) optem por escolher datas aos 3, 5 e 7 meses... as deslocações vão ser mais, mas o nosso bebé não sofre tanto... e até podem aproveitar para passear!

Caso estejam curiosos sobre os preços destas vacinas que não está incluídas no plano nacional de vacinação (erradamente, na minha opinião), deixo-vos o valor máximo que pode ser cobrado por cada dose destas duas vacinas:
  • Prevenar 13: 59,49 euros/dose
  • RotaTeq: 51,18 euros/dose
Mamãs e papás qual a vossa opinião sobre estas vacinas?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Comentários

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…