19 de novembro de 2014

Prevenar e Rotavírus... a última dose!

Como o dia-a-dia da Clarinha não é só alimentação e eu antes de nutricionista sou mãe... decidi começar a escrever sobre alguns momentos da minha pequenina... saúde... brincadeiras... passeios... e muitos outros.


Ontem foi dia de concluir a vacinação da Prevenar e Rotavírus com a terceira dose... e tal como nas outras duas, é como se não se passasse nada... pouco chora, faz apenas um gemido e logo está pronta para brincar :D Na primeira consulta da C com a pediatra, a doutora recomendou estas vacinas, e depois de alguma pesquisa, decidimos pela vacinação.


A Prevenar 13 é uma vacina contra a doença invasiva pneumocócica, ajuda a proteger a criança contra a meningite (inflamação à volta do cérebro), bacteriemia ou septicémia (bactéria na corrente sanguínea), pneumonia e otites, causadas por 13 tipos da bactéria Streptococcus pneumoniae.


A Rotavírus (que pode ser RotaTeq-3 doses ou Rotarix-2 doses) é uma vacina oral que ajuda a proteger os bebés e as crianças pequenas contra gastroenterites provocadas pelo rotavírus. 
Por ser uma vacina que o bebé precisa de beber sem a desperdiçar, esse momento deve ser num local calmo e as pessoas perto do bebé também devem estar calmas. 
Com esta vacina são precisos alguns cuidados: até dez dias após a vacinação a higiene das mãos a cada muda de fralda deve ser minuciosa e nunca esquecida, uma vez que pode haver excreção de vírus vivos da vacina nas fezes, podendo desencadear no cuidador sintomas de gastroenterite.

Estas vacina podem ser administradas nas datas das vacinas obrigatórias, mas deixo-vos uma dica: para não sobrecarregar o bebé com três vacinas (duas que provocam bastante dor) optem por escolher datas aos 3, 5 e 7 meses... as deslocações vão ser mais, mas o nosso bebé não sofre tanto... e até podem aproveitar para passear!

Caso estejam curiosos sobre os preços destas vacinas que não está incluídas no plano nacional de vacinação (erradamente, na minha opinião), deixo-vos o valor máximo que pode ser cobrado por cada dose destas duas vacinas:
  • Prevenar 13: 59,49 euros/dose
  • RotaTeq: 51,18 euros/dose
Mamãs e papás qual a vossa opinião sobre estas vacinas?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Sem comentários:

Enviar um comentário