19 de novembro de 2014

o peixe é o alimento de hoje!

a Clarinha já tem 7 meses e hoje  experimentou pela primeira vez sopa com peixe, saboreou a primeira colher... sentiu uns gruminhos diferentes, mas adaptou-se rapidamente ao novo sabor...


o peixe, tal como a carne, é fornecedor de proteína, mas também de gorduras boas, as não saturadas, diferentes das presentes na carne... são importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão.

ao longo dos anos anteriores a introdução do peixe na alimentação dos bebés acontecia nos últimos meses do primeiro ano para prevenir o risco de alergias, mas atualmente, verifica-se que a introdução tardia não ajudou a diminuir as alergias e até pode prejudicar, assim é mais sensato introduzir o peixe mais cedo... a partir dos 7 meses.

mas o peixe tem espinhas!... atualmente é fácil encontrar lombinhos de vários tipos de peixe ultra-congelados e sem espinhas, tal como a pescada, cavala, linguado... peixes magros e pequenos.

os peixes gordos como o salmão e o atum, e o nosso bacalhau também são ótimos mas devem ser introduzidos mais tarde, por volta dos 10 meses, devido ao forte paladar e à elevada quantidade de gordura por serem mais difíceis de digerir e tolerar.

mas nem sempre peixe... nem sempre carne.. hoje e amanhã será sopa de peixe e depois voltámos à carne dois dias para depois, experimentar o próximo peixe... quando a C começar a almoçar e a jantar começamos a intercalar no mesmo dia... peixe ao almoço, carne ao jantar e vice-versa...

os ingredientes da sopa de hoje foram quatro hortícolas que a C já tinha provado: curgete, couve flor, cenoura e brócolos... cozidos a vapor e triturados... com pescada finamente desfiada e um fio (1 c. chá) de azeite. 


mas o jantar não precisa de ser sopa como no almoço... posteriormente no blog... dicas para refeições diferentes!

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário