12 de novembro de 2014

como armazenar leite materno?

Por várias vezes falei sobre a extração do leite materno para usar mais tarde... mas sabemos como armazená-lo? E por quanto tempo? Vamos lá esclarecer este assunto...


Depois de extrair do leite devemos armazená-lo imediatamente para garantir a sua qualidade e a segurança para o bebé. Podemos fazê-lo no próprio frasco da extração ou noutro frasco de plástico ou vidro, ou até em sacos de plástico próprios, à venda em farmácia e para-farmácias. É importante não esquecer de colocar um rótulo com o dia da extração.

O leite deve ser armazenado no frigorífico ou no congelador, em doses individuais conforme as necessidades do nosso filhote. Essa dose pode não ser atingida com uma só extração ou mesmo num só dia. O que devemos fazer? ... é possível juntar leite de várias extrações, quando tirar leite uma vez congela-o, na próxima vez arrefece o leite no frigorífico e quando estiver frio junte ao congelado... não devemos congelar o leite ainda quente ou juntá-lo ao frio.

Depois quando precisámos, basta usar o leite mais antigo... descongelar uma dose de cada vez, lentamente no frigorífico, durante várias horas. Mas se for preciso descongelar mais rápido basta usar o banho-maria. O microondas não deve ser usado para descongelar ou aquecer o leite porque destrói as características do leite, assim como o ato de ferver.

Agora, durante quanto tempo podemos armazenar o leite materno?... depende do local onde é armazenado, a figura seguinte ajuda a explicar...


Espero ter ajudado... amanhã, mais uma parte sobre a papa perfeita...

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário