10 de novembro de 2014

Começar a DA: o que preciso?

Ao longo das últimos posts tenho falado dos variadíssimos temas da DA, mas ainda não falei sobre o planeamento necessário para o seu início. Entre as várias coisas necessárias, algumas delas pode já ter em casa, outras terá de adquirir escolhendo aqueles que mais se adequam a si e ao bebé! Vamos lá enumerar as coisitas:

Cadeira alta
Deve ser fácil de limpar. Ter apoio acolchoado e cinto de segurança, Barreira frontal e entre-pernas. Acredito que as cadeiras sem tabuleiro integram muito melhor o bebé na refeição familiar, uma vez que começa desde cedo a comer à mesa. Podem ver o exemplo da cadeira da Clarinha! Se o bebé ainda não se adaptar à cadeira podem usar a cadeira auto ou a espreguiçadeira.

Prato, colheres e copo bocal
O prato deve ter o tamanho adequado à idade do bebé, prevenindo o excesso de comida. As colheres devem ser de material mole não magoando as gengivas do bebé e pequenas para caberem na boca.
A partir dos 6 meses, o leite e outras bebidas devem ser dados num copo. O líquido deve fluir livremente, mas não muito depressa. As pegas de agarrar são essenciais.

Cozedor a vapor

Uma forma rápida e fácil de cozinhar os alimentos. Destacando-se por ajudar a preservar os nutrientes, evitando que estes se percam na água de cozedura. Um cozedor a vapor para microondas também pode ser muito útil.
Varinha mágica
Essencial para triturar a comida do bebé, cria uma textura semelhante a uma creme.

Esmagador
Perfeito para criar texturas mais grumosas para mais tarde. Um pequeno permite esmagar doses pequenas de alimentos.
Caixas pequenas
Ideais para congelar, armazenar e reaquecer a comida. Servem até como prato e a tampa permite o transporte.
Babete
Os bebés sujam-se muito e tanto as babetes de plástico lavavéis como as com uma curva na base são úteis. Mais uma vez escolha a que mais se adequa ao bebé, até pode ser uma de algodão.
Garrafa térmica
Não posso dizer que é essencial, porque facilmente se encontra um microondas para reaquecer a comida do bebé, ou até podemos pedir para reaquecer no restaurante. Mas é sempre útil para transportar a comida mantendo-a quente, ou mesmo fria, durante várias horas.



Existem mais acessórios que podem ser úteis, como por exemplo um processador de alimentos, mas estes são os que considero essenciais e de custo acessível.

E vocês, têm outras coisinhas úteis?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário