Avançar para o conteúdo principal

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!

Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.

Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.

Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.

No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima, temos o P3, P15, P50, P85 e P97. 



Legenda: 

Ponto Preto (abaixo P3): Baixo peso severo

Ponto Azul (entre P3 e P15): Baixo peso

Ponto Verde (entre P15 e P85): Peso normal

Ponto Laranja (entre P85 e P97): Possível excesso de peso

Ponto Vermelho (acima P97): Possível excesso de peso


Exemplificando:

A Joaninha tem 6 meses e pesa 6,900 kg, no ponto dos 6 meses desenhamos uma recta vertical, tal como no gráfico acima a azul, e depois no ponto do peso desenhamos uma recta horizontal, o ponto em que estas duas rectas se cruzam é o nosso resultado. A Joaninha está próxima da curva do P50, logo está dentro da normalidade.


Na página seguinte temos o gráfico abaixo, funciona tal como o anterior mas corresponde ao comprimento/altura, logo no eixo vertical temos o comprimento em centímetros.


Legenda:

Ponto Preto (abaixo P3): Baixo comprimento severo

Ponto Azul (entre P3 e P15): Baixo comprimento

Ponto Verde (acima P15): Comprimento normal


Exemplificando:

A Joaninha mede 64,3 cm, traçando as rectas, verificamos que a bebé está entre o P15 e o P50, logo está dentro da normalidade.


Na página 10 temos o gráfico do Índice de Massa Corporal (IMC), muito útil para verificar os casos de possível excesso de peso. Se o bebé está acima do P85 relativamente ao peso para a idade (1º gráfico) com possível excesso de peso, deve-se calcular o IMC, relacionando o peso com o comprimento, e se o resultado for acima do P85, o excesso de peso fica confirmado.


Atenção: Papás não fiquem alarmados! Este post é simplesmente informativo, nas consultas de acompanhamento o médico/pediatra verifica o percentil do vosso bebé e decide se é necessário agir de alguma forma. 


Espero ter ajudado, se houver alguma dúvida não hesitem!


Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Comentários

  1. Não achei o gráfico do IMC, você poderia colocar nesta página?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

mensagens mais lidas

estou a provar novos alimentos! #o meu primeiro iogurte

Olá papás! Este post é para os bebés mais pequeninos que estão a provar novos alimentos ou vão começar em breve! O ano passado falei-vos do iogurte de eleição para a Clarinha, aqui , hoje venho marcar mais uma vez essa opinião, se quiserem introduzir o iogurte mais cedo do que os 9 meses, o iogurte ideal é este: Agora com nova cara, mas o mesmo equilíbrio nutricional, "o teu primeiro pingo doce" é um iogurte que pode ser introduzido a partir dos 6 meses porque a sua base é leite de transição (leite adaptado às necessidade do bebé) e não tem açúcares adicionados, ponto muito importante para os bebés! Experimentem! Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Estufado de Abóbora e Cogumelos #vegan

Olá mamãs e papás! O que acharam do nosso creme? E que tal este estufado super fácil de fazer... com água na boca? Fizemos esta receita no nosso dia sem proteína animal (carne, peixe e ovo). Uma vez ou outra fazemos estes pratos, não temos dia fixo, mas uma vez por semana vamos fazendo um prato  vegan... este é um deles mas se quiserem podem sempre acrescentar cubos de frango ou peru ou até de pescada... Conhecem o termo "tudo para o tacho"? Bem este é um exemplo embora o acompanhamento seja feito à parte não deixa de ser um prato muito fácil de fazer... é simplesmente colocar tudo no tacho e deixar cozinhar... Estufado de Abóbora e Cogumelos (a partir dos 8 meses, reduzido a creme ou pedaços pequenos) Ingredientes *1 cebola média picada *1/2 abóbora manteiga ou equivalente *200g cogumelos frescos *1 cenoura *1/2 lata de tomate em pedaços ou 2 tomates frescos picados *alho em pó q.b. *mostarda em pó q.b. Preparação *Comece por preparar os leg...