Avançar para o conteúdo principal

Os Desafios da Amamentação


Nós mamãs e, também os papás ouvimos sobre os benefícios de amamentar o nosso bebé. Eu, mesmo antes de engravidar, tinha decidido que gostaria de amamentar, mas por vezes as nossas expectativas não são alcançadas ou, então uma ajuda extra é necessária.

A Clarinha adaptou-se muito bem à mama, mas nas visitas à pediatra, o aumento do peso não era suficiente e assim começou a ajudinha extra.

Inicialmente, comecei por amamentar de duas em duas horas durante o dia e de quatro em quatro durante a noite, assim a minha filhota alimentava-se mais vezes e também estimulava a produção de leite. Adicionalmente, retirava o restante leite com a bomba no final de cada mamada e tomava um fármaco que ajudava a estimular a produção de leite.

No entanto, esta ajudinha não foi suficiente, foi necessário começar a dar suplemento à Clarinha no final de cada mamada, mas sem desistir de amamentar. 

Actualmente, a minha bebé já não precisa de suplemento, mama de 3 em 3 horas e cresce dentro do recomendado. 

Mas, a nossa vitória não se deveu somente às ajudinhas acima, o descanso, a minha persistência, o apoio da família e uma alimentação adequada foram cruciais para o resultado positivo.


Quanto à alimentação, esta continua muito semelhante à que fazia durante o terceiro trimestre de gravidez, mas aumentei a ingestão de água, bebo cerca de 2L de água/infusões por dia. 

Deixo a dica: beber 1 copo de água antes de amamentar e outro no final ajuda a beber a água necessária.

Agora, espero só parar de amamentar quando eu e a Clarinha decidirmos que é o momento certo.

Mamãs, deixo a minha experiência para vos ajudar a nunca desistir de amamentar o vosso bebé quando têm esse desejo.


Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…