11 de julho de 2014

Os Desafios da Amamentação


Nós mamãs e, também os papás ouvimos sobre os benefícios de amamentar o nosso bebé. Eu, mesmo antes de engravidar, tinha decidido que gostaria de amamentar, mas por vezes as nossas expectativas não são alcançadas ou, então uma ajuda extra é necessária.

A Clarinha adaptou-se muito bem à mama, mas nas visitas à pediatra, o aumento do peso não era suficiente e assim começou a ajudinha extra.

Inicialmente, comecei por amamentar de duas em duas horas durante o dia e de quatro em quatro durante a noite, assim a minha filhota alimentava-se mais vezes e também estimulava a produção de leite. Adicionalmente, retirava o restante leite com a bomba no final de cada mamada e tomava um fármaco que ajudava a estimular a produção de leite.

No entanto, esta ajudinha não foi suficiente, foi necessário começar a dar suplemento à Clarinha no final de cada mamada, mas sem desistir de amamentar. 

Actualmente, a minha bebé já não precisa de suplemento, mama de 3 em 3 horas e cresce dentro do recomendado. 

Mas, a nossa vitória não se deveu somente às ajudinhas acima, o descanso, a minha persistência, o apoio da família e uma alimentação adequada foram cruciais para o resultado positivo.


Quanto à alimentação, esta continua muito semelhante à que fazia durante o terceiro trimestre de gravidez, mas aumentei a ingestão de água, bebo cerca de 2L de água/infusões por dia. 

Deixo a dica: beber 1 copo de água antes de amamentar e outro no final ajuda a beber a água necessária.

Agora, espero só parar de amamentar quando eu e a Clarinha decidirmos que é o momento certo.

Mamãs, deixo a minha experiência para vos ajudar a nunca desistir de amamentar o vosso bebé quando têm esse desejo.


Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário