Avançar para o conteúdo principal

Os Desafios da Amamentação


Nós mamãs e, também os papás ouvimos sobre os benefícios de amamentar o nosso bebé. Eu, mesmo antes de engravidar, tinha decidido que gostaria de amamentar, mas por vezes as nossas expectativas não são alcançadas ou, então uma ajuda extra é necessária.

A Clarinha adaptou-se muito bem à mama, mas nas visitas à pediatra, o aumento do peso não era suficiente e assim começou a ajudinha extra.

Inicialmente, comecei por amamentar de duas em duas horas durante o dia e de quatro em quatro durante a noite, assim a minha filhota alimentava-se mais vezes e também estimulava a produção de leite. Adicionalmente, retirava o restante leite com a bomba no final de cada mamada e tomava um fármaco que ajudava a estimular a produção de leite.

No entanto, esta ajudinha não foi suficiente, foi necessário começar a dar suplemento à Clarinha no final de cada mamada, mas sem desistir de amamentar. 

Actualmente, a minha bebé já não precisa de suplemento, mama de 3 em 3 horas e cresce dentro do recomendado. 

Mas, a nossa vitória não se deveu somente às ajudinhas acima, o descanso, a minha persistência, o apoio da família e uma alimentação adequada foram cruciais para o resultado positivo.


Quanto à alimentação, esta continua muito semelhante à que fazia durante o terceiro trimestre de gravidez, mas aumentei a ingestão de água, bebo cerca de 2L de água/infusões por dia. 

Deixo a dica: beber 1 copo de água antes de amamentar e outro no final ajuda a beber a água necessária.

Agora, espero só parar de amamentar quando eu e a Clarinha decidirmos que é o momento certo.

Mamãs, deixo a minha experiência para vos ajudar a nunca desistir de amamentar o vosso bebé quando têm esse desejo.


Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

voltamos de cara lavada!

Olá mamãs e papás!

voltamos da nossa pausa um quanto longa, deu algum trabalho, ainda faltam 2 ou 3 acertos mas vale tão a pena, ver o nosso bebé mais novo de cara lavada e como novo!



mamãs e papás que ainda não nos conhecem, eu sou a Cláudia, mãe, nutricionista e com algum jeito com as mãos, adoro cozinhar e adoro comida. vão ver muitas receitas saudáveis mas cá em casa não prendo a nossa alimentação ao lema "super saudável", comer de tudo com moderação é a base da nossa alimentação. também adoro pôr mãos à obra, por isso vão ver também algumas dicas e projetos por aí! mas antes de tudo isso a família, sempre em primeiro lugar, dar a conhecer o mundo à Clarinha e aproveitar para estarmos juntos! 
se não nos virem muitas vezes é porque estamos a ser felizes!
beijinhos da Cláudia e da Clarinha

sorvete de manga e laranja #adeus verão

Olá mamãs e papás!
Hoje é o último dia de verão, mas parece-me que o São Pedro já o queria levar há pelo menos 15 dias. O nosso verão foi bem aproveitado muita praia, convívio com amigos e algum descanso (com filhos pequenos o descanso nunca é muito).
Mas só porque o calor está a ir embora não quer dizer que deixemos já aqueles alimentos típicos da estação... ai os gelados!!! Ai, ai!!!
Mas este sorvete de fruta é super saudável e uma óptima opção para sobremesa ou até pequeno-almoço se o frio deixar...
Para o sorvete vão precisar de laranja e manga... mãos à obra!

Ingredientes: *1 manga *2 laranja
Preparação: Comece por cortar a fruta em pedaços

Com a ajuda do robot de cozinha triture as frutas, deixe alguns pedaços fica delicioso!

Depois é só colocar em forminhas para gelados ou até aqueles copos de plástico para o café e espetar uma colher também de café.

Leve ao congelador por pelo menos 2 horas.

Bom apetite!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha e bfds

Magical Unicorn Party #3 O Bolo!

Olá mamãs e papás!
Depois de uma tragédia que nos abalou a todos e de contribuirmos como podemos, seja em pensamento, monetariamente, voluntariado, como não importa, apenas que todas as vítimas estão no nosso pensamento e cada um ajuda como pode e deseja. Gostaria ainda de enviar os meus sinceros sentimentos a todos os familiares das vítimas e desejar-lhes muita força neste momento tão difícil.