Avançar para o conteúdo principal

A Lancheira dos Pequeninos no Verão


A Clarinha ainda é pequenina e não tem lancheira, mas para os pequeninos que já têm, no Verão, as temperaturas elevadas estragam facilmente os alimentos que precisam de ser conservados a temperaturas baixas no frigorífico. 

Então, o que levar na lancheira nos dias quentes?

O ideal é levar alimentos que são conservados à temperatura ambiente, como o pão com um pouco de compota ou bolachas, sem adição de açúcar, e a fruta. Mas não esqueçam de colocar uma fonte de frio... para os alimentos não aquecerem! 


Quanto aos alimentos que não devem ser incluídos na lancheira, porque se estragam com muita facilidade, temos, por exemplo, o fiambre e o queijo, e também os iogurtes.

Mas os pequeninos podem gostar muito do seu iogurte na hora do lanche! Sem querer fazer publicidade, dou a dica que a Nestlé criou o Iogolino, um iogurte que não precisa de frio, sem o uso de corantes, conservantes e aromas artificiais, porque foi submetido a um tratamento térmico adequado e fechado hermeticamente para que mantenha todos os benefícios nutricionais sem precisar de frio. 

E soluções mais económicas? Temos o famoso pacotinho de leite que não precisa de frio até ser aberto, dando preferência ao leite simples, sem adição de chocolate ou outros aromas.

Atenção mamãs e papás! Há um alimento que não podem deixar em casa... Adivinham qual?

A água, muito bem!!! No Verão, a hidratação é essencial.


Papás, bons passeios com os vossos filhotes!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

Sopa da semana #rabanete

Olá mamãs e papás!

Começamos a semana com outra sopinha deliciosa e mais um legume novo, o rabanete, da família do nabo tem um sabor adocicado, refrescante e ligeiramente picante. Para uma sopa diferente todas as semanas nada como experimentar novos legumes!

Cá vai a receita:
Creme de Rabanete Ingredientes: *5 rabanetes *150g abóbora manteiga *6 floretes de couve-flor 
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva com amor e antes do prato principal. Bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

fomos ao Porto de comboio!

Olá mamãs e papás!
Os vossos pequenos já viajaram de comboio? A Clarinha ainda não tinha experimentado por isso no final das nossas férias lá fomos nós. Uma viagem curta até ao Porto, mas super excitante!!!
Chegamos à Estação de São Bento, construída no início do séc. XX com um átrio maravilhoso, revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.
Subimos a Rua de Sá da Bandeira, Rua de Passos Manuel e depois percorremos a Rua de Santa Catarina, espreitamos as montras, passamos pelo famoso Majestic Café e até pedimos um desejo na Fábrica de Sonhos do Via Santa Catarina. A fachada do Centro Comercial preenchidas por tubos cor-de-rosa origina a Fábrica de Sonhos. "Pede um desejo e entra. O teu desejo será fabricado." Uma ideia original que deixou a rua mais colorida e divertida.

Depois descemos até ao Mercado do Bolhão, o nosso emblemático mercado! Remonta a 1850, sendo classific…

Merendas e merendinhas #Puré de Castanhas

Olá mamãs e papás!
Chegou o mês de novembro, o mês das nossas queridas castanhas. As castanhas pertencem ao grupo dos cereais e derivados por serem um grande fornecedor de hidratos de carbono, mas este alimento guarda alguns segredos. São um ótimo fornecedor de fibra e de proteína de elevado valor biológico, ajudando no controlo do apetite e a sua cor branca também esconde uma quantidade de antioxidantes (polifenóis) considerável, possuindo ainda quantidades razoáveis de vitaminas B, C, cobre e manganésio.
As castanhas já estão aí e podem ser consumidas cruas, assadas, cozidas ou até em purés ou sopas! Fica então uma receita de puré riquíssimo nutricionalmente!

Puré de Castanhas
(+6 meses)

Ingredientes:  *1 Marmelo *1 Pera *4 Castanhas
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 150ºC. Entretanto, lave os ingredientes, corte a pera a meio e retire o caroço. *Prepare as castanhas, dando um corte na casca e descasque, desencaroce e corte o marmelo em meias luas. *Leve ao forno para assar, se prefe…