5 de outubro de 2016

Pratos e pratinhos! #Spice Cake

Olá mamãs e papás!

A aproveitar o feriado? Cá em casa já começamos o dia com muita brincadeira, umas papas de aveia com chocolate, e ainda temos muitas receitas para experimentar ;)

Hoje trago-vos um a receita de um bolo perfeita para aniversários... fica muito fofinho e tem recheio e cobertura....
Ao longo destas semanas vou trazer-vos algumas receitas de bolos, sempre sem açúcar refinado, com muito sabor e uma coisinha para marcar a diferença...

O bolo que vos trago hoje é um bolo de especiarias, nada muito rebuscado, têm sempre estas em casa!!! Decidi começar com um bolo com textura de pão-de-ló ou "sponge cake", para ficar com esta textura não é possível utilizar puré de fruta daí usar açúcar mascavado para adoçar e recomendar para depois dos 24 meses...

Spice Cake
(+24 meses)


Ingredientes:
*3 ovos *2 c. sopa rasas (25g) de açúcar mascavado *1/2 copo de água *120g farinha (usei 40g farinha de arroz, 40g maisena e 40g farinha e trigo) *1 c. sopa de canela *2 c. sopa de cacau em pó *1 c. chá de extrato de baunilha *1 c. chá de fermento em pó

Preparação:
*Comece por separar os ovos, no recipiente das gemas adicione o açúcar e bata até ficar homogéneo, adicione a água à temperatura ambiente e bata durante 10 minutos, o volume da massa vai aumentar bastante.
*Entretanto, prepare e peneire as farinhas, as especiarias e o fermento, e bata as claras em castelo, com 1 pitada de sal.
*Por fim, envolva alternadamente os ingredientes secos e as claras com a massa, até ficar homogéneo.
*Coloque numa forma forrada com papel-vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 20 min, ou até ficar cozido por dentro.
*Retire e deixe arrefecer.

p.s. esta receita é para uma camada, depois é só repetir mais duas vezes ;)

Agora vamos ao recheio...

Ingredientes:
*200g iogurte grego ligeiro (usei Milbona do Lidl) *100g compota de framboesa (usei St Dalfour sem adição de açúcar) *2g agar agar (usei Cem Porcento)

Preparação:
*Leve a compota a aquecer ligeiramente num tachinho e adicione o agar agar para dissolver.
*Adicione a mistura anterior ao iogurte grego e misture até ficar homogéneo.
*Deixe repousar no frigorífico por duas a três horas.

Agora é só montar o bolo!!

p.s. se quiserem outra cor para a cobertura basta usar outra compota, como a de pêssego...

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Bom Feriado!

Sem comentários:

Enviar um comentário