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Alimentação em férias! #Londres

Olá mamãs e papás!

Para estes post sobre férias vamos falar sobre as refeições principais... e a grande questão... - e a sopa?!
Vou aproveitar para vos falar de como fizemos o ano passado quando fomos a Londres, como devem imaginar lá a alimentação não é como queremos, mas é sempre assim em férias... nada fácil manter uma alimentação saudável... "- qual menu infantil? até as batatas com pele eram fritas..."


Nós fomos 3 dias e posso dizer que foram poucos, tanto para visitar, hora das sestas para descansar... não deu para ver tudo mas soube muito muito bem!!!

A mamã preparou o roteiro e pesquisou logo quais os melhores restaurantes... aqueles que seriam mais babyfriendly! Mesmo tendo alugado um apartamento com cozinha não iriamos fazer todas as refeições em casa.
O dia começava pelo pequeno-almoço em casa, a Clarinha ainda mamava por isso não precisamos de levar leite ;) Para os snacks escolhemos iogurtes, fruta ou boiões de fruta, bolachinhas... Na nossa mala levamos os boiões e algumas bolachas, além disso levamos os boiões de sopa/legumes da Holle sem carne. Como a Clarinha iria fazer a refeição completa não precisava da carne na sopa.


Chegamos já era final de tarde, já depois do jantar, aproveitamos e jantamos antes da viagem. Lá nos fomos instalar para no dia seguinte aproveitar!


No primeiro dia, como o apartamento era pertinho do Hyde Park, começamos pelo passeio no parque, aproveitamos a manhã e depois ao almoço tinhamos duas opções: o "Lido Café", dentro do Hyde Park, ou o "The V&A Café", no Museu Victoria e Albert, decidimos pelo segundo, que tinha várias opções e no qual pedimos para aquecer a sopa da Clarinha em banho-maria, foram muito simpáticos... mas antes ainda aproveitamos para dar uma olhadela no Museu... 


Ao jantar, para comemorar as nossas Bodas de Madeira, ihihih, fomos a um restaurante cinco estrelas, bem pertinho, a Clarinha comportou-se super bem, os funcionários eram maravilhosos, e o atum grelhado que partilhei com a minha pequenina estava divinal! 

No dia seguinte ficamos a descansar durante a manhã, almoçamos em casa, e depois de tarde começamos pelo London Eye... a Clarinha estava encantada! Acabamos por jantar fora e lá fomos nós a mais um restaurante recomendado por pais, o "Giraffe" o menu infantil até era saudável... não fossem as batatinhas com pele, com um aspecto maravilhoso serem fritas, a Clarinha comeu duas ou três e adorou, claro!


No terceiro dia, demos a volta toda a Londres e talvez pelo cansaço a alimentação da Clarinha nas refeições principais resumiu-se à sopa, não tinha grande apetite e como as opções não eram as melhores, não forcei.




E assim foi a nossa viagem, muito resumida!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

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O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…

Vamos brincar à alimentação! #playtime

Olá mamãs e papás!
Esta semana como já vos tinha dito comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, e nesse âmbito a educadora da Clarinha pediu a minha colaboração junto das crianças e também dos pais!
Com os mais pequenos optei por duas atividades simples, com o objetivo de perceberam o certo e o errado e falar um pouco sobre o lanche.
O primeiro jogo é muito simples...
Vão precisar: *2 pratos de papel *molas de madeira *imagens de alimentos
Além da escola também podem trabalhar a alimentação saudável em casa com este jogo bem divertido ;)
O segundo foi uma simples lancheira imprimida em cartolina, na qual as crianças escolhem, recortam e colam o seu lanche saudável dentro de uma seleção de imagens que levei para a escola.
Depois veio a parte com os pais! Já tínhamos falado do lanche com os pequenos e com os graúdos achamos por bem falar sobre o jantar... um workshop rápido com várias dicas, mas que serviu princialmente para esclarecer dúvidas!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Bolo de mel e figos #fruta da época

Olá mamãs e papás!
Durante esta semana haverão muitas comemorações, workshops, dicas que irão ouvir e ver devido ao dia que se assinala, o dia mundial da alimentação! Não iria deixar em branco mas hoje deixo-vos apenas uma pequena dica...
Uma alimentação saudável é, também, comer alimentos da época e locais!
Os alimentos da época, mais especificamente, as frutas e vegetais são os mais ricos nutricionalmente, em vitaminas, minerais e antioxidantes. Escolher o que é nosso! Vamos comer o que a nossa terra nos dá... vamos voltar aos hábitos mediterrânicos!
Assim, hoje deixo-vos uma receita simples que podem usar com qualquer fruto da época! Este bolo lembra o bolo de ananás invertido. Quem nunca comeu, fez, ou um familiar trouxe para uma encontro de família?
Pois é... uma bolo delicioso com alguns ajustes que podem fazer com a fruta que têm em casa... eu inspirei-me no bolo de ananás invertido e nesta receita.
Vamos lá então! bolo de mel e figos invertido
(a partir dos 24 meses) ingrediente…