Avançar para o conteúdo principal

Pratos e pratinhos! #Torta de atum

Olá papás! Que tal esse Carnaval?
O nosso correu bem, a Clarinha não gostou muito da ideia da mamã e foi mascarada de gatinha... é mesmo assim, os pequenos mandam mesmo em nós... ihihih

Hoje trago-vos uma receita nova:



mas antes vamos falar do ingrediente principal... um alimento que ainda não tinha falado mas que uso muito cá em casa, o atum enlatado... qual será a melhor opção?

a melhor opção, na verdade são duas: o atum natural ou o atum em azeite, o grande cuidado que devemos ter é na quantidade de sal. Por vezes o atum natural é muito salgado mas hoje trago-vos uma marca que é uma boa opção.



Com apenas 0,5g de sal por 100g o Atum Natural Minerva é uma boa opção e de óptima qualidade! Mas há mais é só estarem atentos no supermercado...

Quanto ao atum em azeite, o da Ramirez é uma das melhores opções no mercado com 1g de sal por 100g... 

O atum é um peixe gordo, ricos em ácidos gordos benéficos, por isso devemos consumir este tipo de peixe duas vezes por semana. Há muitos anos que o pescamos e enlatamos, existindo já versões gourmet e até restaurantes nos quais as conservas são rainhas.
Cá em casa usamos em vários pratos cozinhado ou "cru" direto da lata, em massas, saladas... e nesta torta que hoje vos deixo a receita... uma delícia quente ou fria!

Torta de Atum


Ingredientes
*4 ovos *1+1/2 cháv de leite meio gordo *1 batata doce média cozida *2 c. sopa de azeite (do atum) *1 cháv farinha sem fermento *1 cháv farinha de milho *1 c. sopa de fermento *2 latas de atum (usei uma natural e outra em azeite) *legumes cozidos

Preparação
*No liquidificador bater os ingredientes líquidos (ovos, leite, azeite);
*Adicionar a batata doce e triturar mais um pouco;
*Adicionar os ingredientes secos (farinhas e fermento), bater até obter um creme;
*Colocar numa forma untada (pincelei com o azeite do atum e polvilhei com farinha, no fundo coloquei papel vegetal) 2/3 do creme;
*Adicionar o atum e os legumes e cobrir com o restante creme;
*Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 a 40 min (até cozer por dentro).

Depois é só comer!

Dica: se quiserem sem glúten troquem a farinha de trigo por fécula de batata.

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha


Comentários

mensagens mais lidas

os cuidados de beleza nunca foram tão saudáveis #Nacomi

Olá mamãs e papás!
Hoje vou contar-vos uma novidade cá em casa que veio para ficar. 
Em abril cheguei aos trinta e mesmo antes sempre desejei cuidar bem da minha pele. No entanto, nunca tinha encontrado o produto com o qual me sentisse bem. Tenho uma pele extramente seca, eczema... nada que não se ultrapasse claro, mas já experimentei alguns cremes de rosto e nenhum me enchia as medidas, continuava a sentir a minha pele a repuxar... seca.
Há duas semanas conheci a Nacomi, já vos fui falando um pouco no instagram mas agora quero contar-vos tudo... posso dizer-vos que no open day da marca no Inter Saúde de Penafiel e Paredes experimentei todos os produtos e tudo me agradou mas os cremes de rosto piscaram-me o olho. "-será que tinha encontrado o que há muito procurava?"
O que me cativou foram os ingredientes naturais combinados com ingredientes de beleza de alta qualidade. Além de nutrirem a minha pele, ajudam na firmeza e têm um efeito anti-envelhecimento

Eu experimentei o …

Semi-frio de chocolate e framboesa

Bom dia mamãs e papás!
A escola dos vossos pequenos já terminou? E agora com eles em casa... não é fácil pois não? A escola da Clarinha terminou na semana passada, fizemos uma pausa de pouco dias, mas a minha pequena vai continuar a ir as manhãs para a escola até julho, assim não perde o ritmo... três meses em casa é dose... mesmo estando agora por casa, as nossas ideias acabam por esgotar ao fim de algum tempo... certo?
A festa foi na passada quinta-feira e foi para a festinha de final de ano da Clarinha que experimentei este bolo... experimentei porque são a junção de duas receitas que adoro usar... o bolo de chocolate de dois ingredientes que já vos falei aqui e um creme de framboesa vegan sem adição de açúcar. Depois foi mesmo decorar ao meu gosto!!!

semi-frio de chocolate e framboesa (+24 meses)
Ingredientes para o bolo de chocolate *4 ovos *180 g de chocolate culinária Ingredientes para  creme de framboesa *2 medidas de framboesas congeladas *1 medida de bebida vegetal (usei de coco)…

decorando com pompons #DIY

Olá mamãs e papás!

Hoje estou a escrever sobre algo que adoro fazer, pesquisar, melhorar, inventar... trabalhos manuais... adoro DIYs!!! Ando sempre em busca do próximo Do It Yourself(DIY), fazer eu mesma é o meu lema... como já deve ter notado nas Festas de Aniversário da Clarinha!
Este DIY surgiu porque a minha irmã comprou uma embalagem de pequenos pompons e como sabe que eu adoro inventar (assim como ela!), trouxe para casa... depois surgiu a ideia da almofada. O quarto da Clarinha estava a precisar de algumas. E esta ficou tão bem...
Vamos lá ao DIY... Almofada com Pompons
(fácil)
material necessário *capa de almofada *pompons *cola quente
faça você mesmo *estenda a capa de almofada numa superficie plana, eu usei uma capa de almofada GURLI branca do IKEA, custa apenas 2,99€ e tem imensas cores, *antes de colar disponha os pompons na capa de almofada até estar do modo que adora, *comece a colar um a um até estarem todos colados no devido lugar, *coloque a almofada de enchimento den…