Avançar para o conteúdo principal

Desafios da amamentação #o desmame

Olá mamãs!

Já vos queria escrever sobre o desmame há algum tempo... e hoje gostava de vos contar como foi o desmame da Clarinha...

Bem a Clarinha deixou de mamar em setembro pouco antes de fazer 17 meses de idade, posso-vos dizer que a decisão foi totalmente da minha princesa... ela decidiu e pronto! 
(Tal e qual a mãe, teimosa e decidida... não fosse ela nascer no mesmo dia que a mãe... só para me contrariar, ihihih, mas isso depois conto-vos) ;)

Tal como foi contei aqui o início da amentação da Clarinha não foi fácil, mas com muita persistência conseguimos! Depois foi uma fase tranquila, com o leite materno necessário para a Clarinha, nem a mais nem a menos, posso dizer-vos... 
Aos 6 meses iniciamos a diversificação alimentar e o leite materno foi passando gradualmente para segundo plano... ou seja, deu-se início ao desmame.
Nos últimos meses a Clarinha mamava apenas uma vez por dia, ao pequeno-almoço. Na ceia a Clarinha raramente mamava, eu comecei a não oferecer, porque jantávamos um pouco tarde e a pequena não tinha fome, e depois o hábito ficou...

Durante o último verão a Clarinha foi pedindo para tomar o pequeno-almoço como os papás e acabou por deixar de mamar em setembro, o timming não foi o melhor porque depois nas férias a logística teve de ser alterada, afinal o leite já não estava sempre prontinho... a minha pequenina estava a crescer!


Hoje a Clarinha bebe leite artificial, e às vezes leite de vaca (ainda em transição), e já faz o PA como gente grande ;)

Antes de terminar vou deixar-vos algumas dicas para esta fase:
- A decisão deve ser tomada com consciência, a OMS recomenda amamentar pelo menos até aos 12 meses e o leite de vaca só a partir dos 24 meses, e o desmame deve ser natural, sem forçar, tanto para a mãe como para o bebé.

- Se o bebé já tiver mais de 12 meses, não opte pelo biberão mas pelo copo com bocal, afinal eles já não são bebés... ;) e é importante que o bebé, comece a crescer e a adaptar-se ao que será natural quando for maior.

- Não se preocupe com a quantidade que deve dar ao seu bebé e principalmente, não exagere, aqui pode ver as quantidades necessárias de acordo com a idade, a Clarinha neste momento bebe 160 mL ao PA, mais o lanche da tarde, as recomendações são alcançadas...

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…

Um presente de Natal #O Pai-Natal chegou mais cedo

Olá papás! Hoje recordamos mais uma receita do blog. A fruta mais uma vez presente, como já tinha dito vamos enriquecer a nossa mesa com sobremesas saudáveis.
Não é nada difícil!
Pai-Natal de Morango
(a partir dos 9 meses)

p.s. para o creme basta adicionar o iogurte ao queijo aos poucos até conseguir uma consistência de chantili ;)
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha 

estou a provar novos alimentos! #o meu primeiro iogurte

Olá papás! Este post é para os bebés mais pequeninos que estão a provar novos alimentos ou vão começar em breve!
O ano passado falei-vos do iogurte de eleição para a Clarinha, aqui, hoje venho marcar mais uma vez essa opinião, se quiserem introduzir o iogurte mais cedo do que os 9 meses, o iogurte ideal é este:

Agora com nova cara, mas o mesmo equilíbrio nutricional, "o teu primeiro pingo doce" é um iogurte que pode ser introduzido a partir dos 6 meses porque a sua base é leite de transição (leite adaptado às necessidade do bebé) e não tem açúcares adicionados, ponto muito importante para os bebés!
Experimentem!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha