11 de janeiro de 2016

Desafios da amamentação #o desmame

Olá mamãs!

Já vos queria escrever sobre o desmame há algum tempo... e hoje gostava de vos contar como foi o desmame da Clarinha...

Bem a Clarinha deixou de mamar em setembro pouco antes de fazer 17 meses de idade, posso-vos dizer que a decisão foi totalmente da minha princesa... ela decidiu e pronto! 
(Tal e qual a mãe, teimosa e decidida... não fosse ela nascer no mesmo dia que a mãe... só para me contrariar, ihihih, mas isso depois conto-vos) ;)

Tal como foi contei aqui o início da amentação da Clarinha não foi fácil, mas com muita persistência conseguimos! Depois foi uma fase tranquila, com o leite materno necessário para a Clarinha, nem a mais nem a menos, posso dizer-vos... 
Aos 6 meses iniciamos a diversificação alimentar e o leite materno foi passando gradualmente para segundo plano... ou seja, deu-se início ao desmame.
Nos últimos meses a Clarinha mamava apenas uma vez por dia, ao pequeno-almoço. Na ceia a Clarinha raramente mamava, eu comecei a não oferecer, porque jantávamos um pouco tarde e a pequena não tinha fome, e depois o hábito ficou...

Durante o último verão a Clarinha foi pedindo para tomar o pequeno-almoço como os papás e acabou por deixar de mamar em setembro, o timming não foi o melhor porque depois nas férias a logística teve de ser alterada, afinal o leite já não estava sempre prontinho... a minha pequenina estava a crescer!


Hoje a Clarinha bebe leite artificial, e às vezes leite de vaca (ainda em transição), e já faz o PA como gente grande ;)

Antes de terminar vou deixar-vos algumas dicas para esta fase:
- A decisão deve ser tomada com consciência, a OMS recomenda amamentar pelo menos até aos 12 meses e o leite de vaca só a partir dos 24 meses, e o desmame deve ser natural, sem forçar, tanto para a mãe como para o bebé.

- Se o bebé já tiver mais de 12 meses, não opte pelo biberão mas pelo copo com bocal, afinal eles já não são bebés... ;) e é importante que o bebé, comece a crescer e a adaptar-se ao que será natural quando for maior.

- Não se preocupe com a quantidade que deve dar ao seu bebé e principalmente, não exagere, aqui pode ver as quantidades necessárias de acordo com a idade, a Clarinha neste momento bebe 160 mL ao PA, mais o lanche da tarde, as recomendações são alcançadas...

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário