Avançar para o conteúdo principal

Merendas... merendinhas#mel

Hoje para o lanche fizemos algo especial... 

a Clarinha já tem experimentado o sabor doce quando come fruta, iogurtes açucarados e a dita bolacha Maria... siiiim! A minha pequena também come alimentos com açúcar, embora seja só às vezes... Num meio em que os alimentos açucarados reinam não é fácil pois não? 

Bem... mas continuando... hoje a Clarinha e a mamã merendaram Cheesecake... bem uma versão baby friendly com um ingrediente novo... o mel.

A mostrar FullSizeRender.jpg

De certeza que os papás já beberam o tradicional leite quente com mel... e será que os pequenos podem introduzir este alimento na sua alimentação?

O mel é simplesmente água com açúcar e a sua quantidade em vitaminas e minerais não difere muito do açúcar. MAS o seu elevado teor em frutose atribuí-lhe um menor índice glicémico, ou seja, origina subidas menos acentuadas dos níveis de glicemia, sendo mais vantajoso para substituir o açúcar.

"Mel sim... mas em vez do açúcar!"

Se já não usámos açúcar, então não precisamos de usar mel... hummm... de vez enquanto podemos fazer um docinho para os nosso bebés não?!

Mas ATENÇÃO, o mel só deve ser introduzido depois dos 12 meses de idade, pois pode conter microrganismos prejudiciais para os pequenininhos!

Bem já leram tanto e nada de receita?... pois é... mas parece que vão ter de esperar por amanhã ;)

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

bolo de chocolate e amendoim #demos a volta ao nosso bolo de banana

Olá mamãs e papás!
Quem não gosta de bolo de chocolate? E se vos disser que pegamos na receita do nosso bolo de banana - zero desperdício e fizemos este bolo maravilhoso de chocolate e manteiga de amendoim, acreditam?
O que fizemos foi bem simples, mantivemos os ingredientes do bolo de banana (excepto a bebida de coco pois queria um bolo mais sequinho!) e acrescentamos chocolate e manteiga de amendoim... simples não acham?
Bolo de Chocolate e Manteiga de Amendoim
(a partir dos 18 meses) Ingredientes: *2 bananas *3 ovos *1/2 cháv de manteiga de amendoim *1 cháv de áçucar de coco * 2 cháv de farinha de espelta *1 c. chá de fermento *1/4 cháv de cacau em pó *1/2 c. chá de sal *1 barra de chocolate culinária
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 180ºC *Forre uma forma de bolo com papel vegetal *No liquidificador, coloque os ovos, 1 banana e meia, a manteiga de amendoim e o açúcar, e bata até ficar homogéneo *Entretanto pique a barra de chocolate em pedaços pequenos *Transfira o preparado do bo…

bolo de banana #zero desperdício

Olá mamãs e papás!
Com este calor quanto tempo aguentam as bananas nas vossas casas? Normalmente compro bastantes bananas, metade maduras e outra metade ainda verde, mas agora com o calor elas ficam maduras tão rápido que fui apanhada de surpresa! 
Podemos sempre descascar e congelar em pedaços para gelados ou batidos. Mas já tinha no congelador e queria usar de outra forma... surge então a ideia do bolo de banana no liquidificador. Mais fácil não seria e ainda tinha o forno ligado para o jantar, por isso até nisso poupei!!!

Bolo de Banana
(a partir dos 12 meses) Ingredientes: *2 bananas *3 ovos *1/2 cháv de óleo de coco *1 cháv de bebida de coco *1 cháv de áçucar de coco * 2 cháv de farinha de espelta *1 c. chá de fermento
Preparação: *Pré-aqueça o forno a 180ºC *Forre uma forma de bolo com papel vegetal e disponha fatias de uma banana na forma *No liquidificador, coloque todos os líquidos, a outra banana e o açúcar, e bata até ficar homogéneo *Acrescente a farinha e bata mais uns seg…

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…