7 de julho de 2015

Merendas... merendinhas #queijo


A merenda de hoje tem como rei o queijo! Nos lanches da Clarinha uso dois tipos de queijo: o queijo fresco com baixo teor de sal e o babybel light, um queijo curado.

Este alimento é derivado do leite e tem imensa variedade, mas será que todos podem ser consumidos com frequência? E o que é realmente o queijo?

O queijo é o produto fresco ou curado, de consistência variável, obtido por coagulação e dessoramento do leite (...), e também da nata, do leitelho, bem como da mistura de alguns ou todos estes produtos, incluindo o lactossoro, sem ou com a adição de outros géneros alimentícios. (Portaria nº 73/90 de 1 de Fevereiro)

E porquê estas duas opções?

O primeiro porque é rico em proteínas e pobre em gordura (5%), sendo um alimento saudável que pode ser consumido diariamente.

O segundo porque, mesmo tendo mais gordura, por ser um queijo curado, a sua versão light tem cerca de 50%, este facto não impede o seu consumo porque uma alimentação saudável também deve fornecer gordura, e este não chega aos 70% de gordura presente num queijo flamengo, tornando-se uma boa alternativa.

Estarei a esquecer-me de algum? E aqueles queijinhos triangulares, será que também podem ser consumidos com regularidade?

Este queijinhos ainda não entram na alimentação da Clarinha, não pelo seu perfil nutricional, tendo  a versão light menos calorias e gordura, mas pelos seus ingredientes. 

Ingredientes (Queijo fundido Vaca que ri): leite magro rehidratado, queijos, sais de fusão (polifosfatos, citratos, difosfatos e fosfatos de sódio) manteiga e sal.

Ingredientes (Queijo Mini Babybel): Leite, sal e fermento lácteo.

Destacando os aditivos alimentares e a manteiga!
Ao contrário do babybel que, tal como outro queijo, é produzido apenas a partir do leite e de produtos naturais!

E vocês que queijo escolhem?

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário