29 de maio de 2015

Agora já podes?... humm... acho que não! #gordura

a gordura saturada e alimentos ricos em gordura


alimentos fritos, aperitivos (snacks), comidas rápidas (pizzas, hamburgueres, cachorros, tostas mistas), produtos de pastelaria e confeitaria, chocolates, bolachas açucaradas, enchidos e fumados, carnes gordas, refeições pré-cozinhadas, manteiga... 

todos estes alimentos são ricos em gordura... no entanto, o problema não é a quantidade, mas a qualidade... ou seja, nós devemos consumir gorduras "boas" e limitar o consumo das gorduras "más".

as gorduras "más" são as saturadas, hidrogenadas e trans... fazem mal porque existem evidências do seu possível efeito no aumento do LDL (mau colesterol) e na diminuição do HDL (bom colesterol), levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, estas gordura estão presentes em todos os alimentos que mencionei em cima.

as gorduras "boas" são as insaturadas, principalmente, as monoinsaturadas... presentes no azeite e no peixe, estas têm um papel benéfico, aumentam o HDL...

sabiam que a hipercolesterolemia (colesterol elevado) já é uma patologia com elevada incidência nas crianças? isso deve-se principalmente ao consumo excessivo destes alimentos nocivos!

vamos lá diminuir ou mesmo retirar este alimentos da alimentação dos mais pequenos... e papás... vocês também!

beijinhos da Cláudia e da Clarinha  

Sem comentários:

Enviar um comentário