26 de março de 2015

O Chocolate!

Dia 26 de Março | Dia do Chocolate


Para comemorar este dia docinho vou falar-vos um pouco sobre este alimento.
O chocolate é feito a partir do cacau e pode ser dividido em três tipos gerais:

Chocolate negro: é um chocolate amargo e surge da mistura da massa do cacau e açúcar. Quando com mais de 70% cacau e sem adição de açúcares torna-se um "super alimento" que podemos comer todos os dias em pequenas quantidades.

Chocolate de leite: é menos saudável e mais rico em açúcar, surge da mistura de leite e açúcar com a massa de cacau. Este é o tipo de chocolate mais encontrado nos bombons e outros doces com chocolate.

Chocolate branco: o menos saudável e o que devemos comer menos vezes. Não tem as propriedades antioxidantes do cacau porque não o tem na sua composição, uma vez que surge da mistura do leite e açúcar com manteiga de cacau e não com a massa de cacau.

E os pequenos podem comer chocolate?


A partir dos 12 meses de idade podemos começar a incluir o cacau na alimentação do nosso bebé. E até já existem papas com este sabor das marcas Babybio e Nutribén.


Babybio Farinha Não-láctea de Cacau
Ingredientes: farinha de arroz, farinha de quinoa, cacau magro em pó, extrato de baunilha, tiamina (vitamina B1)

Nutribén Farinha Láctea de Cacau com Bolacha Maria
Ingredientes: trigo, amido, leite desnatado, açúcar, proteínas de leite, cacau em pó, bolacha maria, gordura vegetal, minerais, vitaminas e baunilha

Relativamente a todos os outros produtos açucarados, como os chocolates, a sua introdução pode acontecer depois dos 2-3 anos... mas ATENÇÃO só em ocasiões festivas e em pequenas quantidades.

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário