4 de fevereiro de 2015

- mamã eu preciso de beber água?


Sabias que a água é considerada um alimento? Além de ser um alimento, tem lugar de destaque no centro da Roda dos Alimentos, imprescindível à vida, é o principal constituinte do corpo humano, funciona como regulador térmico e faz parte de todas as nossas funções vitais.
  • enquanto fores amamentada em exclusivo, o leite materno é suficiente para as tuas necessidades de água... podes precisar de água em dias em que estejas doente (vómitos, diarreia ou febre elevada) ou no verão, em dias com muito calor.
  • se já beberes leite artificial ou comeres outros alimentos deves beber água diariamente... eu e o papá devemos oferecer-te um bocadinho de água varias vezes por dia, outras bebidas como chá ou sumos estão contra-indicados por seres pequenino...
- mamã... posso beber qualquer água?

podes beber água de poço ou furo se for potável, mas tenho de a ferver antes para matar o "bichinhos" que lá vivem. 
no caso da água da torneira (fornecimento público), também a podes beber e como é uma água bem controlada a mamã não precisa de a ferver, mas por precaução nos primeiros dois meses eu vou fervê-la para ficar mais tranquila.
já a água engarrafada não precisa de ser fervida pode ser colocada diretamente no teu biberão ou copo, mas antes escolho uma água adequada à tua idade... 

...durante os primeiros meses de vida, devido aos teus delicados rins é muito importante ter em conta a concentração de minerais da água para evitar esforçá-los... o sódio e o cálcio são os minerais mais importantes porque os teus rins não filtram bem o excesso destes minerais.


entre muitas marcas disponíveis no mercado podes beber, por exemplo:


se estranhares a água... a mamã vai aquecer um pouco, porque os bebés bebem melhor a água morna do que à temperatura ambiente.

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Sem comentários:

Enviar um comentário