Avançar para o conteúdo principal

- mamã eu preciso de beber água?


Sabias que a água é considerada um alimento? Além de ser um alimento, tem lugar de destaque no centro da Roda dos Alimentos, imprescindível à vida, é o principal constituinte do corpo humano, funciona como regulador térmico e faz parte de todas as nossas funções vitais.
  • enquanto fores amamentada em exclusivo, o leite materno é suficiente para as tuas necessidades de água... podes precisar de água em dias em que estejas doente (vómitos, diarreia ou febre elevada) ou no verão, em dias com muito calor.
  • se já beberes leite artificial ou comeres outros alimentos deves beber água diariamente... eu e o papá devemos oferecer-te um bocadinho de água varias vezes por dia, outras bebidas como chá ou sumos estão contra-indicados por seres pequenino...
- mamã... posso beber qualquer água?

podes beber água de poço ou furo se for potável, mas tenho de a ferver antes para matar o "bichinhos" que lá vivem. 
no caso da água da torneira (fornecimento público), também a podes beber e como é uma água bem controlada a mamã não precisa de a ferver, mas por precaução nos primeiros dois meses eu vou fervê-la para ficar mais tranquila.
já a água engarrafada não precisa de ser fervida pode ser colocada diretamente no teu biberão ou copo, mas antes escolho uma água adequada à tua idade... 

...durante os primeiros meses de vida, devido aos teus delicados rins é muito importante ter em conta a concentração de minerais da água para evitar esforçá-los... o sódio e o cálcio são os minerais mais importantes porque os teus rins não filtram bem o excesso destes minerais.


entre muitas marcas disponíveis no mercado podes beber, por exemplo:


se estranhares a água... a mamã vai aquecer um pouco, porque os bebés bebem melhor a água morna do que à temperatura ambiente.

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…

Um presente de Natal #O Pai-Natal chegou mais cedo

Olá papás! Hoje recordamos mais uma receita do blog. A fruta mais uma vez presente, como já tinha dito vamos enriquecer a nossa mesa com sobremesas saudáveis.
Não é nada difícil!
Pai-Natal de Morango
(a partir dos 9 meses)

p.s. para o creme basta adicionar o iogurte ao queijo aos poucos até conseguir uma consistência de chantili ;)
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha 

estou a provar novos alimentos! #o meu primeiro iogurte

Olá papás! Este post é para os bebés mais pequeninos que estão a provar novos alimentos ou vão começar em breve!
O ano passado falei-vos do iogurte de eleição para a Clarinha, aqui, hoje venho marcar mais uma vez essa opinião, se quiserem introduzir o iogurte mais cedo do que os 9 meses, o iogurte ideal é este:

Agora com nova cara, mas o mesmo equilíbrio nutricional, "o teu primeiro pingo doce" é um iogurte que pode ser introduzido a partir dos 6 meses porque a sua base é leite de transição (leite adaptado às necessidade do bebé) e não tem açúcares adicionados, ponto muito importante para os bebés!
Experimentem!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha