14 de novembro de 2014

a papa perfeita - parte II

ao lanche a Clarinha comeu papa de aveia... surgindo assim mais uma parte para a papa perfeita, ou melhor, a papa caseira...

o que quero dizer com papa caseira? é aquela feita com a farinha mais básica, que até temos sempre em casa, misturando apenas com o leite habitual do bebé, leite materno no caso da C. Sem adicionar açúcar, mel ou mesmo sal, é uma papa saudável composta pelos ingredientes que o bebé precisa, sem aditivos nem conservantes.

pode ser uma papa de aveia, papa de milho, ou mesmo a famosa papa maisena, mas ATENÇÃO antes de escolher a farinha precisam de saber que não devem ser integrais, os bebés não precisam de grandes quantidades de fibra, essa fibra até pode ser prejudicial devido à imaturidade intestinal dos pequeninos e devem ser sempre cozinhados para melhorar a digestibilidade.

para vos ajudar deixo-vos a receita da papinha de hoje...


ingredientes . 4 c. sopa (28g) farinha/farelo de aveia . 50mL água . 100mL leite habitual do bebé

preparação . numa caçarola cozer a aveia na água em lume médio durante 5-10 minutos, sem deixar de mexer . retirar do fogão e no prato do bebé, em banho-maria, adicionar, gradualmente, ao preparado anterior o leite, até obter a consistência desejada.

notas . farinha/farelo de aveia, comprei já na forma de farelo, mas é possível comprar os flocos de aveia e triturar em casa . banho-maria, uso durante a preparação da papa para manter a temperatura até à hora de dar à C.

a papa maisena será uma das próximas receitas...

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

2 comentários:

  1. Olá Cláudia! Também tinha ideia que se devia evitar dar cereais integrais aos bebés, como refere no post mas as papas da holle são todas com cereais integrais certo? E para fazer papa de aveia caseira a partir de flocos também são cereais integrais. Continua a achar que são noas opções? Já agora é de opinião que se devem demolhar os flocos de aveia ou não há necessidade? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim os cereais integrais devem ser evitados, mas quando falo em integral é o grão no seu estado puro. A farinha de aveia ou os flocos já foram reduzidos praticamente a pó/farinha o que facilita a digestão. Para a papas da Holle e todas as outras passa-se o mesmo, elas já foram reduzidas a farinha o que ajuda a digerir.
      Quanto a demolhar a aveia, eu sou da opinião que não é necessário porque esta irá ser cozinhada depois, além disso se demolhar e não aproveitar a água vai acabar por perder alguns nutrientes hidrosoluveis.
      Espero ter ajudado, sempre ao dispor.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar