Avançar para o conteúdo principal

a papa perfeita - parte II

ao lanche a Clarinha comeu papa de aveia... surgindo assim mais uma parte para a papa perfeita, ou melhor, a papa caseira...

o que quero dizer com papa caseira? é aquela feita com a farinha mais básica, que até temos sempre em casa, misturando apenas com o leite habitual do bebé, leite materno no caso da C. Sem adicionar açúcar, mel ou mesmo sal, é uma papa saudável composta pelos ingredientes que o bebé precisa, sem aditivos nem conservantes.

pode ser uma papa de aveia, papa de milho, ou mesmo a famosa papa maisena, mas ATENÇÃO antes de escolher a farinha precisam de saber que não devem ser integrais, os bebés não precisam de grandes quantidades de fibra, essa fibra até pode ser prejudicial devido à imaturidade intestinal dos pequeninos e devem ser sempre cozinhados para melhorar a digestibilidade.

para vos ajudar deixo-vos a receita da papinha de hoje...


ingredientes . 4 c. sopa (28g) farinha/farelo de aveia . 50mL água . 100mL leite habitual do bebé

preparação . numa caçarola cozer a aveia na água em lume médio durante 5-10 minutos, sem deixar de mexer . retirar do fogão e no prato do bebé, em banho-maria, adicionar, gradualmente, ao preparado anterior o leite, até obter a consistência desejada.

notas . farinha/farelo de aveia, comprei já na forma de farelo, mas é possível comprar os flocos de aveia e triturar em casa . banho-maria, uso durante a preparação da papa para manter a temperatura até à hora de dar à C.

a papa maisena será uma das próximas receitas...

beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

  1. Olá Cláudia! Também tinha ideia que se devia evitar dar cereais integrais aos bebés, como refere no post mas as papas da holle são todas com cereais integrais certo? E para fazer papa de aveia caseira a partir de flocos também são cereais integrais. Continua a achar que são noas opções? Já agora é de opinião que se devem demolhar os flocos de aveia ou não há necessidade? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim os cereais integrais devem ser evitados, mas quando falo em integral é o grão no seu estado puro. A farinha de aveia ou os flocos já foram reduzidos praticamente a pó/farinha o que facilita a digestão. Para a papas da Holle e todas as outras passa-se o mesmo, elas já foram reduzidas a farinha o que ajuda a digerir.
      Quanto a demolhar a aveia, eu sou da opinião que não é necessário porque esta irá ser cozinhada depois, além disso se demolhar e não aproveitar a água vai acabar por perder alguns nutrientes hidrosoluveis.
      Espero ter ajudado, sempre ao dispor.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar

Enviar um comentário

mensagens mais lidas

O Crescimento e o Percentil

Olá mamãs e papás!
Nós papás já ouvimos falar variadíssimas vezes sobre o Percentil (P) do nosso filho, mas será que entendemos o seu significado? No boletim de saúde infantil e juvenil encontrámos uns gráficos de cor azul ou rosa dependendo do género do nosso bebé, estes chamam-se curvas de crescimento infantil e são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento do nosso bebé.
Durante os primeiros 12 meses de vida o bebé, em média, triplica o seu peso e o seu comprimento aumenta para o dobro, relativamente ao seu nascimento.
Desde 2013 que Portugal adoptou as recentes curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais próximas da realidade da nossa população.
No boletim de saúde infantil e juvenil, na página 8, temos o gráfico abaixo. No eixo/linha horizontal temos a idade em meses e anos e no eixo/linha vertical temos o peso em quilogramas. As linhas curvas indicam o P, no final de cada uma há um número que o enumera, de baixo para cima,…

Um presente de Natal #O Pai-Natal chegou mais cedo

Olá papás! Hoje recordamos mais uma receita do blog. A fruta mais uma vez presente, como já tinha dito vamos enriquecer a nossa mesa com sobremesas saudáveis.
Não é nada difícil!
Pai-Natal de Morango
(a partir dos 9 meses)

p.s. para o creme basta adicionar o iogurte ao queijo aos poucos até conseguir uma consistência de chantili ;)
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha 

estou a provar novos alimentos! #o meu primeiro iogurte

Olá papás! Este post é para os bebés mais pequeninos que estão a provar novos alimentos ou vão começar em breve!
O ano passado falei-vos do iogurte de eleição para a Clarinha, aqui, hoje venho marcar mais uma vez essa opinião, se quiserem introduzir o iogurte mais cedo do que os 9 meses, o iogurte ideal é este:

Agora com nova cara, mas o mesmo equilíbrio nutricional, "o teu primeiro pingo doce" é um iogurte que pode ser introduzido a partir dos 6 meses porque a sua base é leite de transição (leite adaptado às necessidade do bebé) e não tem açúcares adicionados, ponto muito importante para os bebés!
Experimentem!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha