30 de outubro de 2014

congelados ou frescos?

Já se questionaram sobre os alimentos que utilizam na sopa dos pequeninos? São frescos ou congelados? Ou serão biológicos?

Ao inserir mais um hortícola na sopa da C - os brócolos - surgiu este tema. Nós queremos sempre o melhor para os nossos filhos e quanto mais tarde os expusermos aos químicos adicionados aos alimentos melhor! Então qual será a nossa escolha?

Biológicos: como são cultivados sem qualquer adição de químicos, serão a melhor escolha... no entanto, também têm desvantagens, o preço é mais elevado e podem não estar disponíveis em todos os mercados.

Frescos: não são a melhor escolha... admirados? Eu explico... para não envelhecerem muito rápido são adicionados químicos para as suas características, como as cores vivas, durarem mais tempo. A lavagem, desinfeção e o descasque ajudam a eliminar esses químicos, no entanto existe uma solução alternativa.

Congelados: ou melhor... os ultra-congelados são a solução em relação aos químicos e ao preço. Depois da colheita o destino dos hortícolas ultra-congelados é a congelação que é feita em minutos e sem adição de químicos. Os únicos químicos presentes serão os do cultivo, solução para estes só mesmo usar os biológicos.

Afinal, quais uso? A melhor resposta é utilizar um pouco dos três, p.e. hortícolas como os brócolos e a couve-flor usar ultra-congelados; cenouras e batatas que podem ser descascadas, usar frescos, e quando for possível usar os biológicos.

Agora vamos lá fazer a sopinha!


Sem comentários:

Enviar um comentário